Na Ciência 05/Jul – 11/Jul/2007

O que houve de interessante nas publicações científicas da semana de 05/Jul a 11/Jul de 2007
1)Aquecimento global não é provocado pelo Sol, diz estudo.
2)Icone do aquecimento global sob ataque.
3)Novo compósito de látex e argila para produção de pneus reprocessáveis.
4)Valorização florestal.
1)Aquecimento global não é provocado pelo Sol, diz estudo.
Os pesquisadores Mike Lockwood, do Laboratório Rutherford-Appleton, na Grã-Bretanha e Claus Froehlich, do World Radiation Center, na Suíça analisaram dados de até 100 anos atrás e afirmam que, pelo menos desde 1985, o aquecimento global não é provocado nem por aumento da radiação solar, nem por diminuição do fluxo de raios cósmicos. Estas duas dúvidas ainda persistiam em alguns meios de comunicação e entre alguns cientistas, mas os estudos de Lockwood e Froehlich devem por um basta nesta discussão.
Saiba mais:
No solar hiding place for greenhouse sceptics
Aquecimento global não é provocado pelo Sol, diz estudo

2)Icone do aquecimento global sob ataque.
Cientistas da Universidade de Washington põe em dúvida predições feitas pelo IPCC. Simulações feitas utilizando os 14 diferentes modelos para prever as consequências das mudanças climáticas não têm se mostrado eficientes quando dados levantados no século XX são testados frente aos modelos. Sendo assim as consequências futuras do aquecimento podem ser tanto piores quanto melhores do que as predições feitas pelo IPCC, dizem os cientistas.
O IPCC se defende dizendo que as predições refletem a quantidade de incertezas presentes nos estudos prévios sobre clima e concordam que simulações feitas com dados do século XX ajudarão a aperfeiçoar os modelos.
CLIMATE CHANGE: Another Global Warming Icon Comes Under Attack
3)Novo compósito de látex e argila para produção de pneus reprocessáveis.
Professor Fernando Galembeck da Unicamp fala sobre o compósito na 59º SBPC. Com o novo material o professor diz poder fazer borrachas de qualquer característica (mole, dura, que deformam pouco e agüentam esforços), todas elas termoplásticas e reprocessáveis, diminuindo o lixo causado por pneus velhos, (1 bilhão de pneus descartados por ano, no mundo). A equipe está agora desenvolvendo o processo de fabricação.
Rumo ao pneu ecológico
4)Valorização florestal.
“Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Produto Interno Bruto (PIB) da Amazônia gira em torno de R$ 114 bilhões anuais, ou cerca de 6% do PIB brasileiro. Desse total, a atividade agropecuária é responsável por R$ 16,6 bilhões e os produtos e serviços originários da biodiversidade da região respondem por R$ 9 bilhões.”
Amazônia em pé vale muito mais Revista Pesquisa FAPESP