Na Ciência 12/Jul – 18/Jul/2007

O que houve de interessante nas publicações científicas da semana de 12/Jul a 18/Jul de 2007
1) Aviação civil frente ao desafio verde.
2)Erosão costeira causada pelo aquecimento global.
3)Temperatura recorde em 2006 nos EUA foi parte natural, parte causado pelo aumento dos GEE na atmosfera, garantem cientistas.
4)Quanto mais de chuva o aquecimento global trará?
5)Lançamento.
6)Opinião.
7) Outras notícias interessantes.
1) Aviação civil frente ao desafio verde.
A indústria de aviões lança o novo Boeing 787, que segundo a empresa Boeing apresenta 20% a mais de eficiência no aproveitamento do combustível e é o primeiro avião de grande porte a ter estrutura e cobertura de compósito de fibra de carbono, ao invés de ligas metálicas. Estudos de combustíveis mais verdes para aeronaves também estão sendo realizados.
Por sua vez, as companhias aéreas como a EasyJet também buscam alternativas para diminuir a emissão de CO2 e várias delas já estudam soluções, com metas de até 15% de redução. Segundo o IPCC, a aviação civil é responsável por 3,5% do total de gases do efeito estufa (GEE) emitidos no mundo.
Saiba mais:
Civil aviation faces green challenge Nature

2)Erosão costeira causada pelo aquecimento global.
Como predito em dados anteriores, altas latitudes norte apresentam sensibilidade excepcional frente a recente onda de aquecimento. Os pesquisadores JC Mars e DW Houseknecht analisaram dados de mapas topográficos e imagens de satélite de 1955-2005 e documentaram perda de mais de 0,9Km de terra devido a erosão costeira. Segundo os pesquisadores, o aquecimento também está causando danos quanto a expansão e drenagem do lago termocársico local. Os estudos foram realizados em Beaufort Sea, costa do Alaska.
Saiba mais:
Quantitative remote sensing study indicates doubling of coastal erosion rate in past 50 yr along a segment of the Arctic coast of Alaska Geology
3)Temperatura recorde em 2006 nos EUA foi parte natural, parte causado pelo aumento dos GEE na atmosfera, garantem cientistas.
Dificilmente se vê um cientista afirmar: “Isto foi consequência do efeito estufa”. Porém quatro cientistas ligados ao NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) dos EUA, publicaram recentemente que o efeito estufa esteve por trás de mais da metade dos recordes de altas temperaturas nos EUA. Os cientistas descreveram que 2006 foi o ano mais quente para 48 estados, desde 1895, quando os dados começaram a ser guardados.
Mais informações:
Record U.S. Warmth of 2006 Was Part Natural, Part Greenhouse
Climate of 2007 – June in Historical Perspective – NOAA
4)Quanto mais de chuva o aquecimento global trará?
Modelos para variações climáticas e observações sugerem que as precipitações globais e a quantidade de água na atmosfera aumentarão com a temperatura. Wentz et al. analisaram que as duas variáveis têm aumentado na mesma taxa durante os ultimos 20 anos mas os modelos utilizados predizem diferenças nas taxas de chuva e humidade, o que não reflete a realidade. A razão do porquê os modelos prevêm esta diferença ainda não foi resolvido, mas os resultados sugerem que o potencial de enchentes devido ao aquecimento global pode ser menor do que o anteriormente alardeado.
Saiba mais:
How Much More Rain Will Global Warming Bring?
5)Lançamento.
Six Degrees: Our Future on a Hotter Planet. Leia mais aqui (em inglês).
6)Opinião.
a)Mixed Messages About Climate – Donald Kennedy
b)Critical Assumptions in the Stern Review on Climate Change – William Nordhaus
c)Climate Change: Risk, Ethics, and the Stern Review – Nicholas Stern and Chris Taylor
7) Outras notícias interessantes.
a)POWER GENERATION: Making Dirty Coal Plants Cleaner
b)A Changing Climate for Prediction
c) Reversal of the net dinitrogen gas flux in coastal marine sediments

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.