Últimas Notícias V

O que jornais, revistas e internet noticiaram relacionado a mudanças climáticas esta semana.
1)Recifes de coral sob risco.
2)Início de 2007 bate recorde de eventos climáticos extremos.
3)Derretimento das geleiras elevará mais oceanos do que o das calotas polares.
4)Cenários da floresta.
1)Recifes de coral sob risco.
John Bruno e Elizabeth Selig, da Universidade da Carolina do Norte, publicaram na revista eletrônica “PLoS ONE” suas observações e análises estatísticas de 2667 bancos de corais. Os resultados mostram que os recifes de corais diminuíram, até 2004, a uma taxa média anual de 2%, – valor que é o cinco vezes maior que a diminuição das florestas tropicais do mundo. O fenômeno pode ter várias causas, inclusive aumento da temperatura dos oceanos, causado pelo aquecimento global, como publicado anteriormente. Saiba mais:
+ Corais somem cinco vezes mais rápido que florestas – Folha de São Paulo
+ Regional Decline of Coral Cover in the Indo-Pacific: Timing, Extent, and Subregional Comparisons – PLoS ONE
+ Coral reef bleaching: ecological perspectives – Coral Reefs
+ Climate change, coral bleaching and the future of the world’s coral reefs

2)Início de 2007 bate recorde de eventos climáticos extremos.
Enchentes na Ásia, as ondas de calor na Europa e a precipitação de neve na África do Sul foram alguns dos eventos citados pela Organização Meteorológica Mundial (WMO – sigla em inglês). Os eventos podem ser atribuidos também ao aquecimento global.
Início de 2007 bate recorde de eventos climáticos extremos, diz ONU – UOL
3)Derretimento das geleiras elevará mais oceanos do que o das calotas polares.
Cientistas revelam que as geleiras se desprendem e derretem mais rapidamente do que as calotas polares, fazendo com que se entregue mais gelo aos oceanos do que se previa, segundo o artigo publicado na revista “Science” de 20 de julho. Este derretimento pode significar um avanço de 30 metros do mar em algumas regiões, pondo milhares de pessoas em risco.
Saiba mais:
Derretimento das geleiras elevará mais oceanos do que o das calotas polares – Yahoo!
4)Cenários da floresta.
Modelos sugerem que parte da Amazônia pode virar savana. A boa notícia é que a diminuição e o combate ao desmatamento podem amenizar as consequências do aquecimento global.
Cenários da floresta – Revista FAPESP

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.