Comentários sobre o site “Como funciona o aquecimento global”

Navengando pela Web, me deparei com o site “How Stuff Works – Como funciona o aquecimento global“. O site é voltado para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e traz informações importantes sobre o assunto. Porém, tenho alguns comentários ou complementos que podem ajudar a moçada.
1) O Aquecimento Global pode estar relacionado a atividade humana mas não é só isso! O fenômeno também é associado a atividades vulcânicas, variação na órbita da Terra ao redor do Sol, colisões cósmicas, entre outros. Saiba mais aqui.
2)O efeito estufa é uma consequência natural da presença de alguns gases na atmosfera. CO2, CH4 e vapor de água são os principais deles. Sem o efeito estufa a temperatura da superfície terrestre seria 33ºC menor do que a temperatura atual. O problema é quando a concentração destes gases aumenta muito. Neste caso, há evidências de que a temperatura da superfície terrestre também aumenta.
3) Na seção “Efeitos do aquecimento global – nível do mar” há uma frase que diz: “Quando se trata de previsões climáticas, a longo prazo, tudo o que podemos conseguir são adivinhações baseadas em nosso conhecimento dos padrões climáticos ao longo da história”. Na verdade, utilizamos nosso conhecimento para gerar modelos computacionais que nos permitem fazer predições. Na ciência não fazemos “adivinhação” nenhuma!
4) O derretimento das geleiras só causaria aumento do nível do mar se estas se encontrarem sobre uma superfície de terra, como no cume de montanhas. Os “icebergs” por exemplo, placas de gelo imersas na água, não aumentariam o nível dos oceanos se derretessem. Basta observar o que acontece num copo de água com gelo. O nível da água não se altera após o gelo se derreter.
5) O Brasil não está entre os países mais ameaçados pela elevação do nível dos oceanos pois possui imensas porções de terra acima deste nível. Não teríamos tantos problemas como a Holanda, por exemplo, mas perderíamos várias cidades litorâneas importantes e populosas caso isso ocorresse.
6) Ainda existem muitas especulações sobre os efeitos do aquecimento global. Várias pesquisas têm sido feitas para tentar entender o que ocorreria. Vale a pena ficar de olho e se atualizar sempre. Entao, leitura crítica e atenta na seção “Efeitos do aquecimento global: Estações e ecossistemas”.
7) Na seção “O aquecimento global é um problema real?”, cuidado! Ainda existem controvérsias entre os cientistas, mas a maioria deles sempre declara que não devemos correr o risco! Portanto, é melhor se preocupar com o aquecimento global agora, mesmo sem conhecimento de detalhes importantes, do que ter que correr atrás do prejuízo depois.
Outra observação nesta seção: diversos economistas e especialistas financeiros estão dizendo atualmente que o prejuízo econômico que seria causado pela diminuição nas emissões de CO2 não seriam tão catastróficas como imaginadas inicialmente!
8) Um link para o Protocolo de Kyoto em português, assim como algumas outras observações sobre o Protocolo e sobre o Brasil no Protocolo neste blog:
O Protocolo de Quioto (Kyoto Protocol)
O Brasil e o Protocolo de Kyoto

Discussão - 4 comentários

  1. Luz Fernández disse:

    Olá Paula,Vc deixou um comentário no Carbono Zero e como não encontrei seu email, estou retornando. Sobre as sacolas de pano em Sampa, pode publicar sim. O texto é meu mas a informação é pública, tava lá no site da prefeitura de Sampa.Muito legal esse site que vc mencionou. Vou deixar a dica lá no minha comu Planeta no Capricho, no Orkut.Meu email é luzfz@yahoo.com.br. Vamos trocar idéias.Saudações,Luz

  2. Luz Fernández disse:

    Incluí teu blog na minha lista de links [:)]http://carbonozero.blogspot.com

  3. Clarissa disse:

    Oi, PaulaBacana que vc citou o nosso site aqui no seu blog! Só queria dizer que na verdade o público alvo do Como tudo funciona é mais amplo: todos que tiverem interesse em saber como as coisas funcionam 🙂 O site recebe visitas, em sua maioria, entre 12 e 50 anos. Esperamos a sua visita por lá pra conhecer o novo visual do site!Abraços!

  4. Paula Signorini disse:

    Oi Clarissa,Passarei lá sim!Paula

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.