Equilíbrio Climático Natural

Nos próximos anos, os fenômenos naturais contribuirão para equilibrar a influência do aquecimento global promovido pelo homem. Porém, a partir de 2009, as temperaturas médias no planeta se elevarão ainda mais, batendo o recorde registrado em 1998. As conclusões são de um estudo feito por Smith e outros, cujos resultados estão publicados na revista Science do dia 10 de agosto de 2007 (link para o artigo completo abaixo).
“Projeções anteriores de mudança do clima consideraram forças externas de fontes naturais e antropogênicas, mas não tentaram estimar a variabilidade natural gerada internamente”, descreveram os pesquisadores do Centro Hadley para Pesquisa e Previsão Climática, em Exeter, liderados por Doug Smith.
Em vez de apenas usar fatores como radiação solar, aerossóis atmosféricos ou gases estufa, que são afetados por mudanças externas ao sistema climático, os pesquisadores empregaram dados atuais e precisos dos oceanos e da atmosfera, estimando a variabilidade natural gerada internamente ao sistema.
Segundo a Science, o estudo é importante, uma vez que previsões climáticas para as próximas décadas poderão ajudar governos a direcionar o foco para quando e onde as mudanças mais severas poderão ocorrer. “Ou eles poderão reconhecer quando a iminente ameaça de aquecimento global será disfarçado – temporariamente – pela variabilidade natural.”
Via: Agência FAPESP
Saiba mais:
+ Artigo completo para assinantes: Improved surface temperature prediction for the coming decade from a global climate model – Science (em inglês)
+ Folha de São Paulo

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.