Soluções que valem muito

A postura social e o estilo de vida são importantes para colaborar com a diminuição das emissões de carbono a nivel pessoal.
Veja algumas dicas simples:
Alimentos:
+ Prefira alimentos produzidos localmente. Pergunte no açougue, na feira e no mercado a procedência do alimento que você está comprando. Alimentos “carregam” com eles suas pegadas de carbono no que se refere a processamento e transporte. Alimentos como carnes e frutas, principalmente, necessitam de refrigeração quando o transporte é demorado. E isso conta na pegada de carbono deles.
+ Entre os alimentos produzidos localmente, se for possível, prefira os orgânicos. Entre um orgânico produzido a mais de 300Km de distância e um local, prefira o local.
+ O excesso de embalagens sempre é um problema. Prefira comprar frios, queijos, carnes e vegetais sem as famosas embalagens de isopor, sempre que possível. Algumas redes de supermercados vendem alimentos sem embalagens ou com embalagens grandes, que diminuem um pouco o lixo produzido.
+ Seria muito bom fazer supermercado sem recorrer às sacolas de plástico. Opte por sacolas reutilizáveis, como as de feira ou as de pano.
Transporte:
+ Quando possível, caminhadas e bicicleta sempre representam a melhor opção. Infelizmente grandes cidades tem pouca ou nenhuma estrutura de ciclovias e algumas vezes andar a pé pode ser extremamente perigoso.
+ Seria muito mais fácil aproveitar o transporte público se tivéssemos um de qualidade. Mas o transporte público ainda é melhor do que utilizar seu próprio veículo, ainda mais quando o motorista é o único ocupante.
+ Mantenha seu carro sempre regulado e com as revisões em dia. Um carro em perfeitas condições, com pneus calibrados, rodam melhor e consomem menos gasolina. Saiba mais aqui. Na hora de comprar outro carro, prefira os flex, que podem ser movidos a álcool (fonte de energia renovável).
Casa:
+ Troque as lâmpadas de bulbos convencionais por lâmpadas fluorescentes. Elas custam mais caro mas são mais duráveis e são de 4 a 5 vezes mais eficientes. Apague sempre as luzes ao deixar um cômodo.
+ Tire da tomada os aparelhos eletrônicos que insistem em ficar em stand-by (são os que deixam uma luzinha vermelha acesa).
+ Na hora de comprar eletrodomésticos, prefira os nota A em eficiência. Eles consomem muito menos energia elétrica.
+ Painéis solares para aquecer a água do banheiro e da cozinha ajudam a poupar dinheiro e energia a longo prazo.
+ O chuveiro elétrico é um dos maiores consumidores de energia elétrica em uma casa. Controle o tempo do banho.
Politicamente:
+ Sempre vale a pena pressionar vereadores e deputados para regulamentar propostas que visem o bem público e que estejam de acordo com as leis ambientais.
Muitas vezes medidas extremamente simples ajudam o bolso e o ambiente. Mudanças no estilo de vida e na postura quanto aos problemas ambientais são simples de praticar e de ensinar e muitas vezes nem custam tanto.

Discussão - 2 comentários

  1. Na Caixola disse:

    Oi Paula,estou cada dia mais preocupado com a situação do mundo. Guerras, fome, corrupção, aquecimento global entre tantos outros problemas.Mas tudo na vida tem um jeito e precisamos nos unir para salvar o que resta. Achei muito interessante as suas dicas, e muitas eu já sigo fielmente. Quero que as próximas gerações conheçam o mundo com as 4 estações e não dentro de uma estufa.Um abraço,Ícaro Vieira

  2. Paula disse:

    Pois é Icaro...Eu também me preocupo com estas coisas, mas me preocupo ainda mais com as notícias que tratam destes assuntos. Os textos sobre aquecimento global são sempre tão acusadores. "O que vc está fazendo?" ou "Vc aqui desperdiçado e pessoas na África passando fome" ou "Só o carro X pode salvar o mundo!" Enfim... Poucos tratam de nos informar como podemos agir, sem nos sentirmos culpados por tudo o que somos. Nunca achei que culpa fosse um bom estimulante para mudanças...Temos que mudar de postura sim, mas precisamos de informação fiel!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.