Leilão de Créditos de Carbono

O primeiro leilão de créditos de carbono do mundo acontecerá em São Paulo, dia 26 de setembro, na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).
Estarão a venda 808.450 toneladas de dióxido de carbono equivalente, provenientes do Projeto Bandeirantes de Gás de Aterro e Geração de Energia, de São Paulo, que teve seu projeto MDL aprovado em 12 de setembro de 2005, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
O Projeto Bandeirantes “foi implementado com vistas à redução do metano gerado na decomposição dos resíduos orgânicos depositados no aterro Bandeirantes, em São Paulo. O aterro Bandeirantes é o maior de sua categoria no Brasil, recebendo atualmente cerca de 7.000 toneladas diárias de resíduos sólidos, que devido a sua alta carga orgânica têm um enorme potencial de geração de metano.” (referência)
Os termos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da ONU (Organização das Nações Unidas) foram estabelecidas no Protocolo de Kyoto como ferramenta que permite que dinheiro dos países do Anexo I sejam investidos em países em desenvolvimento para criação de tecnologias limpas. Os termos foram compostos a partir da proposta enviada pelo Brasil, nas primeiras rodadas de negociações do Protocolo de Kyoto.
Saiba mais:
O Brasil e o Protocolo de Kyoto
BM&F será a primeira bolsa do mundo a leiloar créditos de carbono – Folha de São Paulo

Discussão - 4 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.