Na Ciência 02/Ago – 08/Ago/2007

O que houve de interessante nas publicações científicas da semana de 01/Ago a 08/Ago de 2007.
1) CO2 atmosférico e calcificação marinha.
2)Painéis solares mais eficientes.
3)China tentar por em prática o PIB verde.
4)Lavouras do futuro.
5)Novas pesquisas sobre o efeito dos aerosóis.
6)Recomendo.
1) CO2 atmosférico e calcificação marinha.
A interação entre o CO2 atmosférico e a calcificação marinha, decorrente de incorporação de carbonato de cálcio (CaCO3) em esqueletos de foraminíferos e cocolitofóridos é um importante mecanismo de ‘feedback’ que interfere nas predições sobre as concentrações de CO2 atmosférico daqui a centenas de anos.
A resposta de diferentes organismos frente a mudanças no pH da água do mar e da alcalinidade é pouco entendido e existem enormes diferenças entre as espécies estudadas. Ridgwell e colaboradores observaram a contribuição de diversas espécies quanto a produção de CaCO3, levando em conta o aumento da concentração de CO2 na atmosfera, dirigida pela queima de combustíveis fósseis.
Saiba mais aqui:
+ Biogeosciences 4, 481 (2007).
+ Science

2)Painéis solares mais eficientes.
Painéis solares disponíveis comercialmente convertem em eletricidade apenas 20% da energia de todo o espectro solar que chega neles. Pesquisadores dos EUA estão desenvolvendo uma nova célula de energia capaz de arquivar até 42,8% da energia solar, aumentando significativamente a eficiência dos painéis solares. Embora um protótipo não tenha sido construído, “é importante mostrar que o conceito funciona”, disse Henry Brandhorst, da Auburn University, no Alabama.
Saiba mais:
Light-Splitting Trick Squeezes More Electricity Out of Sun’s Rays
– Science
3)China tentar por em prática o PIB verde.
Beijing está tentando introduzir o “PIB verde”, como forma de avaliar o sucesso dos governos locais em fazer crescer a economia sem prejuízo do meio ambiente. O “PIB verde” tem por objetivo apontar as regiões mais poluidoras, mitigando os excessos e estimulando um desenvolvimento mais limpo.
Este processo está causando briga entre a Agência Nacional de Estatística e a Administração de Proteção Ambiental Chinesas. Segundo levantamentos, algumas regiões com maior PIB também são as mais poluidoras. Críticos dizem que a Agência Nacional de Estatística está cedendo a pressões dos governos locais ao criar o sistema, dificultando o trabalho da Administração de Proteção Ambiental.
Saiba mais:
China’s green accounting system on shaky ground – Nature
4)Lavouras do futuro.
O aumento dos níveis de CO2 na atmosfera poderia aumentar a produção agrícola, com o aumento da estocagem de carboidratos pelas plantas. Mas quais os reflexos no valor nutricional? Alguns especialistas estão se perguntando se CO2 em excesso diminuiria a produção de proteínas e dificultaria a absorção de micronutrientes pelas plantas, o que diminuiria significativamente o valor nutricional. Os investimentos em estudos deste tipo ainda são poucos e existem controvérsias entre os pesquisadores.
Saiba mais:
Future crops: The other greenhouse effect – Nature
5)Novas pesquisas sobre o efeito dos aerosóis.
A ação dos aerosóis na atmosfera é frequentemente associado a função de resfriamento, e usado por pesquisadores do IPCC para explicar porque os efeitos do aquecimento global não são maiores. Um novo estudo realizado por Ramanathan e colaboradores contraria esta premissa e demostra o papel dos aerosóis no aquecimento. Os dados registrados agora explicam por exemplo o aumento de temperatura medido nas geleiras do Himalaya.
Saiba mais:
+ Climate change: Aerosols heat up – Nature
+ Warming trends in Asia amplified by brown cloud solar absorption – Nature
6)Recomendo:
Biodiversity: Climate change and the ecologist – Nature
Um interessante texto com perguntas e respostas sobre aquecimento global, ecossistemas e biomas.

Discussão - 1 comentário

  1. Jonny disse:

    PaulaTem um Blog fazendo um movimento pedindo para que as redes de TV chamem Beijing de Pequim!!:DBjs

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.