Mitigação e Adaptação, defende Carlos Nobre

Carlos Nobre, climatologista do Inpe, palestrou ontem no Congresso Nacional, durante o Seminário Internacional “Aquecimento Global: a responsabilidade do Poder Legislativo no estabelecimento de práticas ambientais inovadoras”. Nobre defende que há necessidade de atuação em duas principais áreas: nas ações de mitigação e nas ações de adaptação.
Segundo o pesquisador, o desenvolvimento de um mapa da vulnerabilidade do Brasil seria essencial para que as políticas públicas sejam feitas de forma mais embasada, diminuindo os efeitos causados pelas mudanças climáticas locais.
Não podemos nos esquecer que ações de adaptação devem ser tomadas, mas as ações de mitigação não devem ser deixadas de lado. Quanto menos pensarmos em mitigação, maiores serão os efeitos do clima sobre o planeta. Que esta mensagem tenha ganhado forças nos nossos representantes!
Saiba mais:
Agência CT

Discussão - 2 comentários

  1. Mercedes disse:

    Olá Paula,Parabéns pelo seu blog. Vi seu comentário no Sustentabilidade e também estou linkando todos que, como eu, fazem a divulgação de informações sobre meio ambiente.Clicando em meu nome você poderá ir para meu blog no wordpress: o Folha Verde. Será muito bem vinda lá. A partir daí você poderá ver outros links e blogs ambientais também.O alerta do Carlos Nobre é muito sério, porque as estratégias de mitigação beneficiam principalmente as populações de baixa renda, que são as primeiras afetadas pelo aquecimento global.Abraços.

  2. Paula Signorini disse:

    As de mitigação e as de adaptação tb! Acho que as estratégias de adaptação visam melhorias importantes nas zonas de maior pobreza no Brasil. Espero realmente que nosso Congresso Nacional tenha entendido o recado!Te linkei! Precisamos de uma rede forte pra discutirmos o assunto com cada vez mais público.AbraçosPaula

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.