Segundo inventário nacional de emissões

Durante o Seminário Internacional: Mudanças climáticas que acontece esta semana em Brasília, Newton Parcionik, assessor técnico da Coordenação Geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia falou sobre o segundo inventário brasileiros de emissão dos gases do efeito estufa, que deverá ser concluído em dezembro de 2008, e trará dados do período de 1995 e 2000.
O segundo inventário é baseado nas diretrizes atualizadas do IPCC (Painel Intergovernamental em Mudança do Clima). De acordo com Parcionik, a área de maior complexidade é justamente a que diz respeito ao uso da terra e floresta, que foi responsável por 75% das emissões brasileira registradas no primeiro inventário.
“Estamos utilizando a metodologia mais refinada do IPCC para a área de florestas, uma vez que pretendemos concluir os estudos por município”, informou. Ele explica que serão utilizadas imagens de satélite – cerca de 492 imagens interpretadas de observação – não só da Amazônia, mas de todos os biomas brasileiros.
Quanto às reduções de desmatamento anunciadas nos dois últimos anos pelo Governo, essas não devem ser contabilizadas ainda neste inventário, de forma que esse setor deve ainda continuar como um grande emissor.
Parcionik alerta, no entanto, que todo inventário tem sua margem de erro, e que a tendência das emissões brasileiras é crescer na medida em que crescem também a população, o PIB e outras atividades econômicas, mas, ainda assim, vão estar entre as menores do mundo (nas emissões per capita). Veja quem são os maiores emissores aqui.
Mesmo com uma diferença de oito anos entre os dados e a publicação do segundo inventário, é essencial para a tomada de decisões políticas a leitura atenta dos documentos. O primeiro inventário brasileiro (1990-1994) leva em conta dados recolhidos antes da finalização do Protocolo de Kyoto, em 1997 e é anterior às metodologias aprovadas pelo IPCC e pela UNFCCC, o que torna mundo difícil a criação de políticas públicas sérias nos setores analisados. A publicação do segundo inventário, em 2008, certemente trará grandes avanços na discussão da mitigação de gases do efeito estufa no Brasil.
Via: Agência CT
Saiba mais: Protocolo de Kyoto

Discussão - 1 comentário

  1. Isabela Noronha disse:

    Oi, Paula, tudo bem?Sou jornalista e estou fazendo uma matéria sobre a neutralização do carbono. Gostaria que você entrasse em contato comigo pelo isabelanoronha@hotmail.com.Obrigada,Isabela Noronha

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.