NASA desenvolve novo modelo climático

Cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, desenvolveram um novo modelo climático que pode ser aplicado para o clima atual e com os parâmetros de um cenário de aquecimento global, com 5ºC a mais na temperatura média atual e o dobro da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera.
As simulações computacionais representam o tempo e o clima em regiões com centenas de quilômetros de extensão. Os modelos avaliam condições favoráveis à ocorrência de tempestades, em intensidades variáveis.
Em condições climáticas atuais, os pesquisadores Tony Del Genio, Mao-Sung Yao e Jeff Jonas, do Instituto Goddard para Estudos Espaciais, verificaram episódios de tempestades violentas globalmente e alta prevalência de raios sobre regiões tropicais, especialmente na África e na Amazônia. Também identificaram a quase ausência de raios em tempestades oceânicas.
Para o cenário hipotético de aquecimento global, a análise identificou que os continentes se aqueceriam mais do que os oceanos e que a altitude em que os relâmpagos se formariam se elevaria para um nível em que as tempestades seriam ainda mais vigorosas. Raios produzidos por fortes tempestades poderiam causar incêndios em áreas secas.
Via: Agência FAPESP
Artigo completo: Will moist convection be stronger in a warmer climate?

Discussão - 1 comentário

1. Jonny disse:

Por acaso esse texto é uma resenha do filme "o dia depois de amanhã"?rs!Tem um blog que você adoraria xingar!!http://novo-mundo.org/log/2007/08/25/aquecimento-global-nao-existe/Abraços