The future in our hands – 62ª Assembléia Geral da ONU

Acontece hoje a maior reunião de chefes de Estado já realizada para discutir o aquecimento global. É a 62ª Assembléia Geral da ONU, que acontece em Nova York e que conta com a participação de representantes de 150 membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre o Clima (UNFCCC, sigla em inglês). Mais de 70 chefes de estado estarão presentes.
O momento é favorável para o comprometimento e a construção de pilares importantes para as negociações sobre o novo acordo internacional, que extenderá o Protocolo de Quioto, a partir de 2012. O evento de hoje é um importante precedente para a Convenção em Bali que ocorrerá de 3 a 14 de Dezembro deste ano.
Segundo Ban Ki-moon, secretário geral da ONU, as negociações de hoje devem trazer um avanço na agenda do combate às mudanças climáticas em vários frontes, incluindo adaptação, mitigação, desenvolvimento de tecnologias limpas, desmatamento e mobilização de recursos. “Deve existir uma resposta política para os mais recentes relatórios científicos do IPCC. Todas as nações devem fazer o máximo para finalizar um acordo pós-Quioto até 2009.”, acrescenta Ban Ki-moon.
As consequências
De acordo com as piores previsões feitas pelo IPCC, caso nenhuma ação for realizada para diminuir a emissão dos gases do efeito estufa, a temperatura da Terra poderá aumentar 4,5ºC ou mais.
Os efeitos desta mudança climática já podem ser sentidos, de acordo com o Painel. O Ártico está aquecendo duas vezes mais rápido que a média global e os efeitos de atividades humanas nestas mudanças foram documentadas. Em outras regiões,como na África, são observadas secas severas, desertificação e instabilidade do abastecimento de comida. Regiões que dependem do suprimento de água das geleiras, estão com o abastecimento em risco. Já em outras partes são esperados alagamentos e aumento do nível dos oceanos, caso nenhuma atitude seja tomada. As mudanças climáticas são ainda mais intensas em regiões mais pobres do mundo, segundo o IPCC.
Isto torna as negociações entre os chefes de estado urgentes. “O tempo para ações decisivas em escala global chegou” disse o secretário geral da ONU.
O encontro de hoje intitulado “O futuro em nossas mãos: direcionando as lideranças para os desafios climáticos” apresentará uma sessão aberta, seguida por quatro plenárias simultâneas, com foco nos seguintes temas: adaptação, mitigação, tecnologia e finanças. As plenárias podem ser seguidas por webcasts, clicando AQUI.
Mais informações:
Folha de São Paulo
The Future in our Hands: Addressing the Leadership Challenge of Climate Change – Site oficial do encontro, em inglês.

Discussão - 1 comentário

  1. cassio utsch disse:

    Oi Paula,Parabens seu blogestá muito bom,acho que poderíamos ter um contato maior.Fiz um Curso em MDL, mas vejo que vc está muito à frente, gostaria de trocar algumas informações e se possível tentarmos parcerias, pois afinal neste mundo não dá prá sobreviver só com o trabalho voluntário, ainda.estou à disposição pelo SKYPE cassioleao ou pelo msn cassioutsch@hotmail.com.espero em breve um contato Até lá.Cassio

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.