As nove estratégias para negar as mudanças climáticas

Um dos maiores problemas para quem informa e discute sobre mudanças climáticas e aquecimento global são as barreiras que o público-alvo ergue frente às críticas e novas informações. As vezes, estas barreiras são trazidas com experiências passadas ou com pré-conceitos estabelecidos com informações errôneas ou superficiais, com crenças ou ideais que o público sempre traz “na bagagem”. Para melhor lidar com elas, melhor conhecê-las.
1)A metáfora do compromisso deslocado – quando alguém diz “Eu protejo o ambiente de outros modos”
2) A condenação do acusador – quando alguém diz “Você não tem o direito de me cobrar”
3) A negação da responsabilidade – “Não sou causa desse problema”
4) A rejeição da culpa – “Não fiz nada de errado”
5) A ignorância – “Eu não sabia de nada”
6) A sensação de falta de poder individual – “Eu não faço nenhuma diferença” ou “O que adianta eu fazer se o outro não faz?”
7) Limitações genéricas – “Há muitos impedimentos”, “As dificuldades são tantas”
8) Pessimismo – “A sociedade é corrupta”, “O governo não se preocupa com este setor”
9) O apego excessivo ao conforto – “É muito difícil para mim mudar meu comportamento” ou “Não deixo de lado a praticidade”
Diante de tantas barreiras, o que fazer? Podemos reconhecer essa tendência à negação, encorajar respostas emocionais e desenvolver uma cultura de engajamento, que seja visível, imediata e urgente”, disse Marshall.
Outras estratégias já vividas por mim:
10) A religiosa – “Deus criou o mundo para que usufruíssemos dele e tirássemos tudo o que fosse da nossa necessidade”
11) A economica – “Mudar agora seria muito caro para as nações desenvolvidas” ou “Nenhuma nação vai parar seu desenvolvimento em pról do meio ambiente”
As 9 estratégias foram apresentadas por Suzanne Stoll-Kleemann, Tim O´Riordan e Carlo Jaeger em 2001 na revista Global Environmental Change. O texto foi modificado de “Prontos para Agir”, de Carlos Fioravanti, para a Revista FAPESP de agosto de 2007.

Discussão - 1 comentário

  1. flice disse:

    ola paula,estou usando mais um texto seu no verde vida! linkadinho pro teu blog!continue fazendo esse trabalho bacana!!!qq coisa tamos ae!!!att, flice.verdevida.wordpress.com

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.