Al Gore e Painel Climático da ONU ganham Prêmio Nobel da Paz

Al Gore e IPCC, representado pelo presidente da instituição, Rajendra Pachauri ganham o Prêmio Nobel da Paz de 2007. O comite cita “seus esforços por construir e disseminar o conhecimento sobre as mudanças climáticas causadas por fatores antropogênicos”.
Al Gore, 59, é ex-vice presidente dos EUA no governo de Bill Clinton. Ganhou o Oscar por seu documentário sobre mudanças climáticas, “Uma verdade inconveniente”. Veja um clip aqui.
O IPCC, estabelecido em 1988, é a autoridade máxima sobre mudanças climáticas e têm publicados uma série de artigos científicos, contando com a colaboração direta ou indireta de mais de 2.000 cientístas e especialistas. Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, entrevistado em Delhi, diz que espera que o prêmio traga “uma grande conscientização e senso de urgência” para a luta contra o aquecimento global.
O Comitê exaltou os ganhadores por seus esforços em “construir as fundações das medidas que são necessárias para contrapor as mudanças [climáticas]”. Com isso, o comitê espera levantar a discussão sobre “o aumento do perigo de violentos conflitos e guerras internas e entre estados” afetados pelas mudanças.
Al Gore, que acredita numa “emergência planetária”, diz que doará sua metade do prêmio para “The Alliance for Climate Protection”.
O Prêmio estimula o conhecimento sobre a causa das mudanças climáticas e chama a atenção da população sobre as ações que podem ser realizadas para conter as emissões de gases do efeito estufa. Serve também como um incentivo para jovens cientistas e políticos para que acelerem as ações de mitigação e de adaptação em suas comunidades locais. O reconhecimento põe em cheque todos os cientistas e público geral que insistem em dizer que o aquecimento global não está acontecendo. Parabéns pela escolha do comite!
Saiba mais:
BBC News (em inglês)
UOL – Últimas notícias
IPCC – Wikipedia (em inglês)

Discussão - 3 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.