Consumo e Aquecimento Global

Consumir “corretamente” sob os padrões ecológicos vai muito além de comprar lençóis de fibra de maconha (também conhecida como canhamo) ou cosméticos produzidos com matérias-primas retiradas sustentavelmente da Amazônia. Consumir “corretamente” muitas vezes passa antes por NÃO consumir. “Tenho que trocar de celular de novo”, “Tenho que comprar um carro flex“, “Tenho que trocar meu monitor por um LCD, que é mais econômico” são frases mais comuns do que deveriam ser.

“O grande objeto de desejo agora são as TVs de plasma. Para onde vão os tubos catódicos das TVs antigas? Cada um deles contêm até 4 kg de óxido de chumbo.” Professor Efraim Rodrigues, aqui

O consumo sustentável e ecologicamente correto deve obedecer a três princípios: o respeito aos limites ambientais; a justiça social; e a viabilidade político-econômica. O desbalanço entre qualquer um destes princípios pode causar danos catastróficos ao meio ambiente, a sociedade e a economia de uma nação. É extremamente complicado ter os três princípios balanceados. E é por isso que um comportamento sustentável deve vir seguido de uma transformação cultural, de uma mudança de hábitos.
Se de um lado os consumidores devem se conscientizar de que os produtos consumidos compulsiva e inadequadamente dependem de recursos naturais, energéticos, humanos, entre outros, do outro lado existe a necessidade de desenvolvimento tecnológico e investimentos na eficiência do uso destes recursos. Aos produtores e aos consumidores, deve estar claro que as necessidades de ambas as partes devem ser supridas utilizando-se o mínimo de recursos, iniciando-se por praticar os três Rs: Redução, Reuso e Reciclagem.

“A exploração crescente dos recursos naturais coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo que são ambientalmente insustentáveis.” Professor Pedro Jacobi, aqui

A aplicação dos 3R´s diminui o uso de recursos ao mesmo tempo que diminui a poluição e reduz as emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Consumo e aquecimento global andam de mãos dadas. Mudanças de hábitos, a nível pessoal, industrial ou governamental devem ocorrer rapidamente, mas todos tem a responsabilidade perante ao problema. Ficar só esperando mudanças nas empresas ou na política é uma maneira de “lavar as mãos” e virar as costas para a crise ambiental.
Leia mais:
A cara do “consumo ecologicamente correto”

Discussão - 4 comentários

  1. Osvaldo disse:

    Felizmente há pessoas responsáveis e que fazem comentários com precisão cirúrgica, por outro lado ainda não inventaram a formula do caminho correto a todos os procedimentos, é como a AIDS, se conhece a “causa”, sintomas e conseqüências, e até o tempo aproximado para um final geralmente triste, mas a busca da cura ainda esta longe, principalmente para os já infectados, é o que se passa com o nosso ar, nossos rios, nossas nascentes, nossa flora e fauna, a consciência deste estado deve ser passado de forma educacional e cultural, para que haja contato, percepção e reflexão dos fatos

  2. Paula Signorini disse:

    Osvaldo,Se aplicássemos somente os procedimentos já existentes, já seria meio caminho andado! As vezes a inércia nos impede de melhorar, e dizer “é muito difícil” cria uma barreira antes inexistente. As mudanças de hábito são as mais precisas, uma vez que mudam comportamentos e estes não se perdem. Por outro lado, são as atitudes mais difíceis de se realizar. Mas é preciso fazer!

  3. Caique Azevedo disse:

    Estamos usando o site do mesmo , para realizar pesquisas escolares sobre o Consumo e o Aquecimento Global , gostariamos de saber se será possivel enviarnos via e-mail , mais objetivos sobre o assunto . Atenciosamente.

  4. geise dantas disse:

    Enquanto, não aprendermos a viver com realmente o necessário,e renunciar o consumo desordenado,o nosso planeta e consequentemente agente,sofrerá com as implicações de uma sociedade compulsiva em inovações descartáveis….

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM