Textos Leonardo Boff

Para espantar as aranhas que aqui criaram teias e movimentar o blog, reiniciarei, após um período de intenso aprendizado e mudanças de paradigmas com um trecho de um texto do Leonardo Boff.

Evo Morales “denuncia sem rodeios: ‘a doença da Terra chama-se modelo de desenvolvimento capitalista’ que permite a perversidade de ‘três famílias possuírem ingressos superiores ao PIB dos 48 paises mais pobres’ e que faz com que ‘os Estados Unidos e a Europa consumam em média 8,4 vezes mais do que a média mundial’. E fez uma ponderação sábia e de graves conseqüências: ‘perante esta situação, nós, os povos indígenas e os habitantes humildes e honestos deste Planeta, acreditamos que chegou a hora de fazer uma parada para reencontrarmos as nossas raízes com respeito à Mãe Terra, com a Pachamama como a chamamos nos Andes’. 
O alarme ecológico provocado pelo aquecimento global já iniciado deve produzir este primeiro efeito: fazermos uma parada para repensarmos o caminho até agora andado e criarmos novos padrões que nos permitam continuar juntos e vivos neste pequeno planeta. Temos, sim, que reencontrar nossas raízes terrenais. Urge que reconquistemos a consciência de que homem vem de humus (terra fecunda) e que Adão vem de Adamah (terra fértil). Somos Terra que sente, pensa, ama e venera. E agora, devido a um percurso civilizatório de alto risco, montado sobre a ilimitada exploração de todos os recursos da Terra e da vontade desenfreada de dominação sobre a natureza e sobre os outros, chegamos a um ponto crítico em que a sobrevivência humana corre perigo.”
Mundo – Retirada sustentável, por Leonardo Boff


Precisamos de índios lecionando ecologia nas nossas escolas cheias de brancos, que se esqueceram da nossa ligação com a terra!
Precisamos nos reconectar com nossa origem. E a reconexão não necessariamente inclui deixar de lado certos comodismos a que estamos acostumados. Mas necessariamente inclui repensar nosso padrão de consumo desenfreado. Inclui começarmos a usar as novas tecnologias existentes (reutilização de óleo de cozinha como biocombustível, fontes alternativas de geração de energia elétrica, uso de biogás proveniente de aterros sanitários, etc.). Inclui substituirmos velhos hábitos insustentáveis para o Planeta (carros menores e mais econômicos, uso de sacolas permanentes, ao contrário das sacolas plásticas, uso de embalagens retornáveis frente às embalagens descartáveis, entre milhares de outras).
Mudanças absolutamente simples de estilo de vida que fazem aos poucos a reconexão com a nossa terra!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.