A força da conscientização

Mais um texto do Leonardo Boff para causar polêmica ou quem sabe, indignação, esperança e porque não dizer fé (em o que quer que seja – ciência, religião, governos ou mesmo no Grenaldo)

Durante o 6o Encontro de Fé e Política tive o privilegio de realizar uma reflexão técnica sobre o tema aquecimento global. Ai encontrei um jovem agricultor chamado Grenaldo Pinto, de Vermelho Novo, Minas Gerais. No dia seguinte à plenária, abordou-me Grenaldo: “Prof., eu preciso fazer alguma coisa na minha cidade para evitar o aquecimento global. O Sr. poderia mandar um CD com a sua apresentação para o padre da Paróquia de Vermelho Novo, a fim de que eu e ele possamos começar um trabalho de conscientização na comunidade?” E antes que eu respondesse esclareceu: “Professor, eu trabalho na enxada e devo precisar de cerca de dez dias do meu trabalho para pagar um CD deste…”.
Após esse dialogo, eu que sempre tive confiança que a humanidade seria capaz de vencer o grande desafio do aquecimento global, passei a ter convicção. Refleti ainda sobre o nosso grande equivoco quando afirmamos que as mudanças climáticas foram causadas pela ação antrópica, ou seja, pela ação humana. Quanta injustiça para com o Grenaldo! As mudanças climáticas foram causadas por uma pequena parcela tão bem definidas por Ghandi:”A Terra tem o suficiente para o sustento de todos, mas não tem para a ganância de uns poucos.” Mas, ao contrário, serão as ações antrópicas, de cidadãos engajados como Grenaldo que irão trazer a solução.
Leonardo Boff – Mudanças climáticas e a Igreja da esperança

Fica claro que exite mudança no estilo de vida quando existe conscientização. Que é possível alterar a situação que parece sem saída com ações pequenas mas tão significativas. Que venham outros Grenaldos por aí!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.