Últimas Notícias

Alguns links com notícias interessantes dos últimos meses.
1) ESTUDOS EM AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DO CICLO DE VIDA E IMPACTOS AMBIENTAIS
2) DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM PRÓL DO MEIO AMBIENTE
3) CORES ECONÔMICAS
4) WORLD METEOROLOGICAL ORGANIZATION E O BOLETIM DE GASES DO EFEITO ESTUFA
5) COM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, BRASIL PODE VIRAR POTÊNCIA EM ENERGIA RENOVÁVEL
6) AEROSSÓIS E NUVENS
 
1) ESTUDOS EM AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DO CICLO DE VIDA E IMPACTOS AMBIENTAIS.
Avaliação de Impactos do Ciclo de Vida (AICV), com análises de diferentes métodos e a conscientização do setor industrial sobre a importância da decisão de avaliação dos impactos ambientais da produção são os objetivos da tese de doutorado de Danielle Maia.

“poucas indústrias dão atenção à forma como sua produção interfere no meio ambiente e aos impactos ambientais gerados. Com os estudos em AICV, torna-se possível realizar uma análise da cadeia produtiva e, conseqüentemente, uma melhor escolha de matérias-primas e fontes energéticas, além de uma minimização mais eficiente de emissões e resíduos gerados”

Saiba mais aqui.
2) DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM PRÓL DO MEIO AMBIENTE
Em pesquisa realizada com a população do entorno da Reserva Ducke, no Amazônas, o substantivo “coisa” foi citado diversas vezes quando os moradores tentavam definir “meio ambiente”. De acordo com Genoveva Chagas de Azevedo, autora do estudo, a utilização de “coisa” no discurso dos moradores pode significar que, para eles, o conceito de meio ambiente ainda é algo muito abstrato. No entanto, a pesquisa mostra que a população tem vontade de conhecer mais sobre a Reserva. A autora do estudo recomenda que se elabore uma cartilha com linguagem acessível, a fim de traduzir o conhecimento científico para os moradores, sensibilizando-os para auxiliar a instituição a manter a Reserva protegida.
Saiba mais aqui.
3) CORES ECONÔMICAS
Estudo de Kelen Almeida Dornelles analisou as tonalidades de cores aplicadas com mais freqüência em fachadas de edifícios no Brasil para verificar as diferenças em absorção de calor proveniente da luz solar. Dependendo da cor da tinta aplicada, pode-se minimizar a necessidade de refrigeração artificial, economizando energia elétrica e diminuindo emissões de carbono equivalentes associadas a transmissão e geração de energia elétrica.
Saiba mais:
Agência FAPESP
Artigo Kelen Dornelles (em pdf)
4) WORLD METEOROLOGICAL ORGANIZATION E O BOLETIM DE GASES DO EFEITO ESTUFA
O World Meteorological Organization (WMO) publicou recentemente os dados das médias globais de concentração de CO2 na atmosfera. Os resultados são surpreendentes, mas esperados. Em 2006 a média global bateu todos os records antes registrados, ou seja, 381,2 partes por milhão, 0,53% maior que em 2005, cuja média foi 379,2.
Confira o boletim na íntegra aqui. (pdf em inglês)
5) COM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, BRASIL PODE VIRAR POTÊNCIA EM ENERGIA RENOVÁVEL
Para José Walter Bautista Vidal, idealizador do Pró-Álcool em 1975, o Brasil está destinado a se tornar a maior potência em energia renovável. Mas, para isso, será preciso proteger o pequeno produtor e criar uma empresa de economia mista dedicada exclusivamente à bioenergia.
Lembrando que planejamento estratégico para impedir o desmatamento desnecessário de áreas protegidas e incentivo a produção de alimentos não devem ser deixados de lado.
Saiba mais aqui.
6) AEROSSÓIS E NUVENS
A influência dos aerossóis na formação de nuvens e sua conseqüente relação com o clima da Terra é uma das principais questões a serem resolvidas pelos cientistas para compreender as mudanças climáticas.
Saiba mais aqui.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.