Encontro em Bali vai chegando ao fim

Depois de duas semanas de intensas negociações, apresentações e discussões, o encontro que reuniu 10.886 participantes sendo estes 3.527 representantes de 188 partes da UNFCCC, 5.037 membros de 349 ONGs e mais 1.497 membros da imprensa, parece caminhar para um final sem acordo.
O Mapa do Caminho de Bali está a um fio do fiasco e 15 delegações lideradas pela Argentina e pela Austrália tentam salvar o único documento que poderia iniciar uma discussão mais avançada para o substituto do Protocolo de Kyoto.
EUA, Canadá e Japão são contra um texto final que inclua metas de redução para pós 2012. Representantes da União Européia querem que o Mapa do Caminho contenha um comprometimento das nações industrializadas de reduzirem suas emissões de 25-40%, comparado aos níveis de 1990, até 2020. Entretanto, nenhum dos dois lados aprovam o texto, feito às pressas ontem, que poderia significar o início de discussões mais pontuais e uma agenda mais restrita para a elaboração de um texto final.
Até amanhã pela manhã devemos saber o fim desta história que parece sem esperança. A COP-13 em Bali era tido como prazo limite para a produção de um texto base, que seria rascunho de um acordo pós-Kyoto.
As desculpas para o impasse não mudaram em duas semanas. Os EUA, agora apoiado pelo Canadá, dizem que só aceitarão metas de redução caso países em desenvolvimento como a China, a Índia e o Brasil também apresentem metas de redução. E as metas devem ser obrigatórias, e não voluntárias como propunha a delegação brasileira.
Yvo de Boer, secretário executivo da UNFCCC acredita que o acordo está próximo. A data final do encontro é hoje. Há a possibilidade de uma discussão rápida amanhã pela manhã. Poucos acreditam que um acordo de última hora vá salvar toda a COP-13. Resta esperar…
Saiba mais:
+ BBC News
+ Comentário de Juliette Jowit, publicado antes do início da conferência, no The Guardian
+ Gateway to the UN System’s Work on Climate Change

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.