Enfim, um Mapa do Caminho!

Após duas semanas de emocionantes e emocionadas discussões, o sábado, dia extra de trabalhos, entra para a história. Enfim, os 15 ministros que ficaram reunidos ontem até as 3:00hs da manhã, horário local em Bali, conseguiram produzir e aprovar o texto do Mapa do Caminho.

Ainda ontem, Yodhoyono, presidente da Indonésia, chamava todas as nações para completarem “o quilômetro mais difícil” da “exaustiva maratona”. Ele disse aos representantes que não poderia permitir que ” a raça humana e o planeta sucumbissem porque nós não fomos capazes de encontrar as palavras corretas”. 

Durante as negociações de hoje (sábado, 15 de dezembro) e depois de ser praticamente chamado de “pedra no sapato” das negociações internacionais pelo Prêmio Nobel da Paz, Al Gore, os EUA finalmente concordaram com o texto produzido em Bali.

“Nós ouvimos muito atentamento o que muitos dos nossos coletas disseram aqui durante estas duas semanas, mas especialmente o que tem sido dito hoje nesta sala” disse Paula Dobriansky, quem lidera a delegação americana. “Nós estamos muito comprometidos em reduzir emissões de GEEs a longo prazo”. “Nós iremos adiante e nos uniremos ao consenso”

Bem menos enfático e conclusivo do que esperavam muitos ativistas, jornalistas, representantes de governos, público geral presente em Bali e espectadores do mundo todo, o texto é bem mais do que se esperava ontem, quando a COP-13 parecia naufragar.
O Mapa do Caminho, como foi chamado, contém o compromisso de cortar emissões – embora as metas propostas pela UE apareçam só no rodapé -, o compromisso com a transferência de tecnologia limpa para nações em desenvolvimento, a frenagem do desmatamento e as ajudas financeiras às nações pobres, para que estas protejam suas economias e sociedades contra os impactos das mudanças climáticas, tanto nos planos de mitigação quanto de adaptação.
O documento é portanto um guia, com os parâmentros e as pautas que precisam ser seguidas e discutidas nas próximas rodadas de negociações. O documento também aponta novas datas de reuniões, todas agendadas até 2009, quando ocorre o encontro em Copenhagen, prazo limite para o texto final que substituirá o Protocolo de Kyoto. Até 2011, as nações membro da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre o Clima têm que ratificar o novo acordo, que deve entrar em vigor em 2012.
Saiba mais:
+ Dot Earth – Move Over Kyoto — Here Comes a ‘Copenhagen Protocol’
+ The New York Times – Timetable Is Set to Revive Climate Treaty
+ Documentos da COP-13
+ Bali Reports – by UN
+ BBC News – Climate deal sealed by US U-turn
+ UOL Notícias – Encontro de Bali lança negociações históricas sobre o clima
+ O que foi publicado neste blog sobre a COP-13
___________________________________________________
Foto: Representantes das delegações dos países membros da UNFCCC levantam para aplaudir a decisão de adotar o “Mapa do Caminho” para um furuto acordo internacional sobre mudanças climáticas. Do site da UNFCCC

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM