Mais ciclovias!

Já pensei várias vezes em usar bicicleta para me locomover em São Paulo. Uma, porque gosto de andar de bicicleta. E outra porque é um dos meios de transporte mais verdes que existem. Mas não consigo. Não tenho coragem de sair de casa e enfrentar, junto com os carros, ônibus e caminhões, uma luta cruel por um pedaço de chão. Admiro quem consegue, chego até a invejar, mas todas as vezes que tento pensar em mudar de hábitos e trocar as caminhadas e ônibus por bicicleta, desisto.
Depois de uma matéria que eu li esta semana, fui pesquisar mais sobre ciclovias em São Paulo. Descobri que existe uma lei (Lei 14.266) que criou o Sistema Cicloviário de São Paulo, que legitima a bicicleta como um meio de transporte. A lei também prevê que o município articule o transporte por bicicleta com o Sistema Integrado de Transporte de Passageiros, implemente infra-estrutura adequada como ciclovias e bicicletários, permita acesso de passageiros com bicicletas em vagões especiais de trens e metrôs, e crie sinais e legislação específica para que o transporte com bicicletas seja seguro. A lei na íntegra pode ser conseguida no Pedaleiro.
No papel, tudo parece muito bom. Mas fato é que (não encontrei um número certo) existe na cidade de São Paulo apenas 22,7 a 29 Km de ciclovias construídas, sendo que 19 Km encontram-se dentro de parques, ou seja, a grande maioria da nossa malha de ciclovias é destinada para o lazer e não para o transporte. Só para efeitos de comparação, o Rio de Janeiro possui 140Km de vias exclusivas para bicicletas e o Reino Unido possui uma malha nacional de mais de 16.000Km.
Numa cidade como São Paulo que tem como um dos maiores problemas o trânsito e os congestionamentos gerados pelo imenso número de veículos nas ruas – cerca de 5,5 milhões de automóveis e 62% deles com apenas um usuário, ter menos de 30km de ciclovias servindo toda a cidade parece estupidez.
Para tentar melhorar a situação, o prefeito Kassab prometeu, dia 15 de agosto do ano passado, uma ciclovia de 12,2Km ao longo da Radial Leste, ligando 8 estações do metrô. A obra deve ficar pronta no começo deste ano. (Alguém que passe na Radial pra confirmar a situação das obras?). Em 22 de setembro, “Dia Mundial sem carro” o prefeito prometeu construir mais 50Km de ciclovia na cidade. Algumas vias onde já existem ciclovias, ou existem projetos de implementação, você encontra aqui.

Para agilizar a blogosfera, pensei em criar uma imagem para trazer à tona a discussão sobre o uso de bicicletas e fazer uma pressão sobre o governo para que as ciclovias sejam construídas ou finalizadas. O aumento da extensão e segurança das ciclovias é de fundamental importância para que o paulistano deixe o carro em casa e vá de bicicleta. Como não sou boa em lidar com imagens (alguém?), procurei na web e achei esta imagem, que vou usar – espero que o autor não se importe – todos os diretos de www.geocities.com/bici_portugal/

Para levar a campanha “Mais ciclovias!” pra frente, convido:
+ Willian Cruz do Vá de bike!
+ Pedaleiro
+ Mercedes do Folha Verde

+ Ester Beatriz do Saber é bom demais
+ Faça a sua parte

Discussão - 7 comentários

  1. pedaleiro disse:

    Olá, Paula. As ciclovias, como são por aqui, não resolvem o problema do transporte por bicicletas. O ideal é fazer valer o Código Brasileiro de Trânsito e implementar ciclofaixas. Aqui em Curitiba temos quase 120 km de ciclovias que te levam no nada para lugar algum. Coisa típica para turista, mas que não serve a finalidade principal. Gostei da campanha, vou participar, mas como estou saindo de férias por 10 dias, coloco um post na volta. Se você não conhece, dê uma passada no apocalipse motorizado. Lá tem muito material e, se não me engano, tem algo do Vá de Bicicleta. Vamos manter contato, gostei do seu blog.Abraços,Renato

  2. Claudia Chow disse:

    Paula,Vc conhece o http://www.bentivi.com.br ?

  3. Lucia Malla disse:

    Paula, o Faça resolveu fazer um post coletivo sobre ciclovias. Vai levar uns dias, mas será publicado, ok? Estamos pensando na semana q vem, provavelmente. Obrigada pelo convite pra discutir o tema! 🙂

  4. Ester Beatriz disse:

    Paula, obrigada por lembrar de mim!! Realmente, isso já meio que se torna uma questão de necessidade.Farei uma nota na segunda sobre isso, dentro de um quadro semanal.Bjosss!

  5. Lucia Malla disse:

    Paula, publicamos lá no Faça o nosso post coletivo sobre ciclovias. Tentamos fazer um apanhado geral da situação em diversos locais do planeta. Bjs!

  6. Ser disse:

    cara gostaria de saber daonde que vc tirou essas informações se existe algum livro que fala disso , e revistas que vc conheça estou fazendo um projeto sobre isso.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM