Divulgando ciência

O meu primeiro e último post desta semana de fora do Campus Party é sobre divulgação científica. E não é para menos, uma vez que é o que eu espero fazer em sete dias de pura adrenalina, networking, aprendizado, desconferência, blogaguem e conversas.
O boletim Agência FAPESP de hoje vêm falar do óbvio: SEM DIVULGAÇÃO NÃO HÁ PARTICIPAÇÃO leia a matéria completa aqui.
Sempre me foi bastante claro que o interesse do público pela ciência dos cientistas só vem à tona se bem lapidado por um profissional especializado em divulgar ciência. Trazer o biologuês, o fisiquês e o quimiquês para o entendimento geral da população é tarefa bem mais árdua do que se imagina. É através da divulgação científica de qualidade, traduzida, mas não simplificada, que se pode aumentar a confiança e o nível de entendimento da população nas publicações relacionadas com ciência e tecnologia.
Em 30 de novembro do ano passado, o Jornal da Ciência, publicação da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), trouxe um dado que, para mim, além de alarmante é triste. Numa comparação da qualidade de ensino entre 57 países, o Brasil ocupa o 52º lugar. O desempenho médio dos estudantes brasileiros de 15 anos mediu o aprendizado em ciências. E, ao que parece, infelizmente essa posição não melhora quando se avalia o desempenho em outras disciplinas, como matemática e leitura. Leia o texto na íntegra aqui.
Vou para a Campus Party com o objetivo claro de tentar traduzir, pelo menos na área a que me proponho, todas as discussões, novidades e palestras que me for possível acompanhar. Serão, como já disse, 7 dias de aprendizado. Estou super confiante e feliz de poder participar desta festa.
Nos vemos do Ibirapuera!

Discussão - 1 comentário

  1. Claudia Chow disse:

    Paulaaa, entra no msn e me conta como ta ai no CParty!!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.