Campus Party e a (des)sustentabilidade na gestão do lixo II

Num evento como o Campus Party, separar lixo orgânico de não-orgânico é, pra dizer o mínimo, uma obrigação. Uma porque o evento não é um eventinho de 200 participantes. Ele é um mega-evento de 3000 participantes, com organização bi-nacional (Brasil e Espanha) e tem, nada mais nada menos, o Al Gore como sócio da Associação E3 Futura, idealizadora da festa.
Já postei aqui sobre a falta de planejamento que envolveu a coleta seletiva. Se não tem planejamento, o fracasso é óbvio. E então, lá fui eu tirar foto do lixo. E não é do lixinho de coleta seletiva de metal. É o mega-container de 15m3 de lixo que tem do lado de fora da Bienal.
Com vocês, a (des)sustentabilidade da gestão do lixo:

Quem viu papelão e alfaces?
Madeira com cocos? – Sendo que ambos podem ser reutilizados ou re-processados?
E a minha favorita: O container de 15m3 de “lixo orgânico” e ao lado, a caçamba de lixo reciclável. Alguém viu metal, vidro, papel e plástico separados ou foi só impressão minha que tudo ficou misturado no final?

Discussão - 4 comentários

  1. Lola disse:

    Não dá para acreditar!!!De onde deveria vir o exemplo...Vemos isso!!!Espero que as coisas melhorem!Beijos.

  2. Miriam Salles disse:

    Paula,Quando ajudei a implantar a coleta seletiva no colégio onde trabalhei, aprendi uma regra básica para ações desse tipo: antes de qualquer ação para conscientizar os alunos, a gente tem que trabalhar com o pessoal da limpeza... Mesmo que todos usem as lixeiras adequadas, que elas estejam nos lugares adequados, em número suficiente, devidamente identificadas; se o pessoal da limpeza não estiver envolvido, na hora da faxina...vira uma coisa só!Penso que algo do tipo pode tbem estar acontecendo por ai!De qualquer forma, é triste ver essas fotos!Um abraço

  3. Paula Signorini disse:

    Lola e Miriam,É impressionante mesmo. E é triste tb. Mas eles não fizeram este trabalho de conscientização, infelizmente...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.