Sustentabilidade como se deve na Campus Party

Pena, leitores, que não foi uma melhoria na estrutura da Campus Party. Mas foi uma palestra pra lá de sensacional, da Maluh Barciotte, que fez até um blog pra vir pra cá. (espero que ela continue com as postagens pós-CP).
O tripé da sustentabilidade é Ambiental, Social e Financeiro. E qualquer projeto sustentável deve levar em consideração as três coisas. Como disse a Maluh, é ridículo colocar lixeiras para recicláveis quando não se dá infra-estrutura pra uma cooperativa vir trabalhar e ganhar seu dinheiro com o projeto. É mais estúpido ainda não informar os usuários do espaço sobre o processo de coleta. É necessário conscientização em todos os níveis, e o CP não poderia ser diferente. “O foco deve ser na pessoa. Não adianta só colocar lixeira”, completa.
Um dos pontos levantados pela Maluh é que o enfoque da produção do lixo deve ser modificado. O lixo, segundo ela, é um problema de produção industrial. Antes de reciclar é necessário reduzir, fazer com que o produto tenha mais valor que a embalagem. “Fazemos mais lixo do que poesia”, finaliza Maluh.

Dados embasbacantes:
Em 2004, a cidade de São Paulo destinou 500 milhões de reais para coleta de lixo e manutenção dos lixões. Isso é 2/3 do valor empreendido nas escolas, 6 vezes mais do que recebeu a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e 3 vezes mais o recebido pela Secretaria, o que demonstra a importância de uma gestão consciente do lixo.

Discussão - 6 comentários

  1. Ego disse:

    Oi Paula o/Queria dar os parabens pelo trabalho no seu blog, especialmente no CP em si! Totalmente over esse lance deles sumirem com o campus verde na hora do vamos ver - poxa, campus verde era um trocadilho tão bonito! como eles puderam! -. Pra falar a verdade, desde que eu li seu blog joguei todo o meu lixo nas lixeiras certas - mesmo voce ja mostrando que essa pratica é em vão na maior parte das vezes -. Toda via, esta ai, um parabens pelo blog, pelo post - perdi a palestra ;-; mas eu tenho tentado acompanhar o que aparece sobre o Campus Verde, inclusive dei uma olhada la no BarCamp onde tava rolando um bate-papo sobre o assunto ainda hoje - e um beijo para voce ;***continue com o bom trabalho

  2. Paula Signorini disse:

    Ego,Obrigada! E continue sim, usando as lixeiras certas. Pelo menos pros catadores de latinhas de refrigerante isso facilita um monte. Já vi os coitados DENTRO do container de 15m3 revirando lixo pra pega-las.

  3. Meiroca disse:

    A Nana esta hoje na Campus Party,leia mais no meu post:http://meiroca.com/2008/02/15/vem-do-lixo-digital/#comments

  4. Viva Bem no Mundo que Você Tem ! disse:

    Olá Paula!Vou continuar sim com o blog!Obrigada pela força e parabéns pelo trabalho!Adorei o slide do consumo responsável.Nesta sexta e sábado estive com três turmas diferentes do Viva Bem na UMAPAZ no Ibirapuera! Diferentes pessoas de diferentes lugares de São Paulo, foi demais!Nos próximos dias 29 e 30 tem mais, você está convidada para falar sobre o rastrodecarbomo!Abração Maluh BarciotteViva Bem no Mundo que Você Tem - porque cuidar da vida é uma arte!

  5. Paula disse:

    Obrigada Diego!Estas contribuições são muito boas para fazer ferver ainda mais nossas discussões.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.