Eletrônicos ecologicamente corretos

Na linha dos produtos ecologicamente corretos, fico feliz ao encontrar, na indústria de eletrodomésticos, através de legislação pertinente do Ministério de Minas e Energia, uma preocupação com a eficiência energética.
Segundo a ELETROS – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, 100% dos produtos das linhas de refrigeradores, freezers e condicionadores de ar fabricados já estão totalmente enquadrados nas novas exigências de eficiência energética desde o início de 2007. Mas existem tecnologias cada vez mais limpas disponíveis por aí.
Em recente pesquisa do Instituto Akatu (“Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente?“), 37% dos consumidores brasileiros aceitam pagar entre 25 a 35% a mais pelos produtos que tenham um selo verde, que dão crédito aos produtos que estão de acordo com a legislação ambiental vigente.
Com a indústria aberta aos desafios de se produzir produtos ecologicamente corretos e os consumidores, dispostos a pagar pelo desenvolvimento das pesquisas, encontramos alguns produtos realmente muito bons, por exemplo:
Ar condicionado que usa em seu processo de refrigeração água, no lugar de gás. O aparelho economiza até 95% da energia consumida por um modelo tradicional.
Máquina de Lavar Roupas que possui sensores que identificam a quantidade de roupa na máquina e calcula o volume de água necessário para cada ciclo, evitando o desperídicio.
Refrigerador que utiliza o gás isobutano, ao invés de HFCs para refrigeração.
Saiba mais:
+ Instituto Akatu
+ Revista Veja (para assintantes Veja e UOL)

Discussão - 5 comentários

  1. Felipe disse:

    Excelentes dados Paula!O Brasil ta no caminho certo.. Falta incentivos da parte do governo à divulgação dessas novas técnologias através dos meios de comunicação em massa.Acabam que os responsáveis se tornam os marqueteiros que só querem vender e vender e fazem uso as vezes inadequado dessa “tecnolgia limpa”.Um abraço e parabéns.

  2. SerTerra disse:

    Oi Paula.. sou Debora Armelin de SP e tive conhecimento do seu blog atraves da Maluh Barciotte que esta ministrando o curso Viver Bem no UMAPAZ.Adorei demais seus textos, em especial o “Ascher X Antunes, se é que dá pra competir…”.Gostaria de convida-la a conhecer meu blog: http://www.serterra.blogspot.com (feito juntamente com meu namorado Gabriel) e se voce me permitir, adicionar seu blog na lista de sites interessantes!Parabes e visitarei sempre o rastro.Boa semanaDebora

  3. Universo Ambiental disse:

    Gostei muito do seu blog, to começando com o meu agora, sou novo nisso e a indignação falou alto pra mim fazeros temas abordadors basicamente serão os mesmo que os seusentao conto com a sua ajuda, como seus blogueiros ja devem sempre lerem o seu, acho que seria bom fazermos uma troca nos blogueiros e passar o maximo de informação possivelvaleu ae, continua att

  4. semeador disse:

    Paula, neste instante acabo de ver na TV Brasil a reportagem sobre os índios, fontes de água e meio ambiente, e vim aqui conferir o seu site. Muito bom confirmarmos que há maneiras à nossa mão pra lutarmos contra um colapso do nosso 1/2ambiente brasil e mundo.Este último sábado tivemos em nossa igreja uma Conferência Livre de Juventude, e estas temáticas foram também colocadas.Vou parar outra hora pra ler as suas idéias aqui com cuidado. Um abraço e parabéns pela iniciativa do blog!

  5. Paula Signorini disse:

    Felipe,Não sei se falta divulgação… o que acontece aos poucos é que as empresas que fabricam produtos mais eficientes como estes vão ganhando espaço no mercado e os concorrentes vão tendo que correr atrás do prejuízo. O que é uma ótima briga para nós, consumidores.Debora,Claro que pode adicionar o Rastro ao seu blogroll. Unindo pessoal com boas idéias fazemos uma espécie de “corrente do bem” ambiental. Visitarei o serterra com certeza!Universo Ambiental,Bem vindo ao mundo dos blogs!Semeador,Obrigada pela visita! Espero que os jovens da sua igreja semeiem cada vez mais as práticas ambientais, para construirmos junto um mundo mais verde!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM