O outro Rastro

Olá, começo as minhas contribuições no Rastro de Carbono fugindo do assunto e falando de um outro Rastro que tem despertado a minha atenção: o nosso Rastro Hídrico.
De acordo com a ONU, necessitamos de 40 a 50 litros de água para as nossas necessidades básicas (na Sabesp diz 110 litros). A média de consumo na cidade de São Paulo é 220 litros de água por dia. São Paulo não é excessão: uma criança de um país desenvolvido gasta de 30 a 40 vezes mais água do que uma criança de um país em desenvolvimento.
Isto que dizer que o nosso Rastro Hídrico é cerca de 220 litros? Não, porque esse cálculo corresponde ao que usamos de água tratada, para calcular o quanto usamos de água diariamente, devemos incluir o quanto se usa de água para se produzir o que consumimos. Por exemplo: de acordo com a Waterfootprint.org, um quilo de carne exige 16 mil litros de água para ser produzido; uma xícara de café, usa 140 litros e um quilo de milho usa 900 litros.  Portanto, o nosso Rastro Hídrico diário é muito, mas MUITO maior que 220 litros de água!
Só que não deveríamos nos preocupar porque o nosso planeta é coberto de água, certo? Errado. Há, na verdade, uma abundância de água salgada, imprópria para o consumo. estas águas perfazem 98% da água do planeta. Dos demais 2% de água doce, 69.7% está presa em geleiras, 30.1% no subsolo, 0.86% congelada nos solos, 0.04% no ar e míseros 0.3% em rios, lagos e pântanos! Isso sem contar o tanto destes 0.3% de 2% que estão contaminados…
Por isso, além de pensarmos sempre nas nossas emissões de carbono, também é importante nos lembrarmos da água.
Fontes: Waterfootprint.org, UNWater

Discussão - 2 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM