713 mil créditos de carbono serão vendidos em leilão em SP

Acontece dia 25 de setembro o segundo leilão de créditos de carbono da cidade de São Paulo. A exemplo do primeiro, este leilão também será feito pela BM&F Bovespa, e também são provenientes de reduções de gases do efeito estufa, principalmente metano, de aterros sanitários. 

Serão postos a leilão 454.343 RCEs (reduções certificadas de carbono) provenientes do Aterro Sanitário Bandeirantes e 258.657 RCEs provenientes do Aterro São João, totalizando 713 mil toneladas de gases do efeito estufa (em carbono equivalente) que deixaram de ser emitidos na cidade.

Os certificados que garantem a redução das emissões foram conseguidos graças à implementação de usinas geradoras de eletricidade nos dois aterros. No caso do aterro Bandeirantes há uma capacidade de geração de 170 mil MW/h por ano. Já no aterro São João a capacidade de geração de eletrecidade é de 200 mil MW/h por ano, o equivalente ao consumo de uma cidade de 400 mil habitantes.

Os termos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da ONU (Organização das Nações Unidas) que permitem a venda de créditos de carbono foram estabelecidas no Protocolo de Kyoto como ferramenta para que o dinheiro dos países do Anexo I (que precisam comprar reduções para equilibrarem a emissão de gases do efeito estufa) sejam investidos em países em desenvolvimento para criação de tecnologias limpas. Os termos foram compostos a partir da proposta enviada pelo Brasil, nas primeiras rodadas de negociações do Protocolo de Kyoto.

A expectativa sobre as vendas é bastante positiva. No ano passado foram vendidos 808.450 RCEs ao preço de R$ 34 milhões. A prefeitura afirma que esse dinheiro foi investido em ações sociais para os moradores da região do aterro Bandeirantes, na construção de praças e há ainda projetos em fase de elaboração pela Subprefeitura e o Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE).

O edital para esse segundo leilão pode ser encontrado AQUI, em português e inglês.

Via Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Finanças (acsf@prefeitura.sp.gov.br)

Discussão - 4 comentários

  1. Claudia Chow disse:

    Paula, sei de 1 projeto em Perus q tá sendo feito com esse dinheiro. É a recuperacao de um córrego, um chamado parque linear! Estao gastando alguns milhoes lá...

  2. Que bom! E provavelmente estão usando o dinheiro do primeiro leilão (que é do Aterro Bandeirantes lá de Perus), suponho... Por essas coisas que não fico tão aperriada com esse esquema non-sense de vender o que, na minha opinião, não tem preço...
    Na verdade, é um belo de um absurdo vc vender uma coisa que seria sua obrigação lógica fazer (tipo deixar de poluir). E outro absurdo é alguém comprar a chance de continuar poluindo... Mas, considerando que o dinheiro está sendo investido em outras maneiras de deixar de poluir, nem fico tão chateada assim...

  3. fernando disse:

    _ESTAS VALORES SERIAM TAMBEM MUITO BEM EMPREGADO NA AREA DE SAUDE, AFINAL, UMA REVITALISAÇÃO COMEÇA PELO BEM ESTAR DO SER HUMANO.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.