Sala Crisantempo, impressões

Não é um publieditorial.
_____________________________________________________________________________________
Quinta-feira passada, 09 de outubro, fui na mostra FICA, que inaugurou a Sala Crisantempo. Fui porque estava curiosa com a casa, e também porque fiquei interessada em um filme, o “A Barganha Assassina“. Infelizmente, as meninas da casa tiveram problemas com o DVD do filme e não pude assistir. Para compensar minha ida até lá, assisti

Benzeduras Documentário, 72 min.
Direção: Adriana Rodrigues (Brasil)
Benzedores exercem um papel importante em suas comunidades e seu ofício está em curso de extinção. Este documentário aborda o universo da benzição através do olhar de vários benzedores sobre o que é, como se dá e o papel na cura do ato de benzer.

Me surpreendi, positivamente. Só achei o documentário um pouco mais longo que o necessário, mas ele me fez recordar minhas origens, minha avó, e as muitas benzedeiras pelas quais passei quando era criança. A todas, meu eterno agradecimento.
A Sala Crisantempo é um espaço muito bacana, porém, a primeira impressão que tive é de que ela consegue atrair apenas uma tribo de pessoas. Isso é ruim para a casa e ruim para seus objetivos, que, ao que pareceu, é abrir um espaço para discutir meio ambiente, cultura popular,  reflexão, e isso deveria ser estendido para outras pessoas. Nâo sei ao certo quem definiu o nicho, se a casa ou as pessoas, mas acharia formidável se todo mundo pudesse se apoderar daquele espaço, sem pré-conceitos ou falsas impressões.
Próximo evento da casa que parece bastante interessante e do qual tentarei participar é o 1º Ciclo de Filmes e Palestras que ocorrerá entre os dias 15/10 e 03/12. Aí vai a programação:
15 de outubro – Abertura do Ciclo: panorama socioambiental, com os convidados Eduardo Jorge e Pedro Jacobi. Será apresentado o filme O buraco branco no tempo (20 min.)
22 de outubro – Consumo consciente, comércio solidário, com as convidadas Maluh Barciotte e Rizpah Bensen. O curta A história das coisas (20 min.) será exibido.
29 de outubro – Sustentabilidade, economia e política, com Ricardo Abramovay (presença ainda não confirmada) e Armando Barros. Corporation (30 min.)
05 de novembro – Histórias da ocupação e uso da terra no Brasil, com Bruno Rocha Lima e Luis Beduschi. Cruzando o Deserto Verde (56 min.)
12 de novembro – Amazônia no cenário das mudanças climáticas, com Felicio Pontos, Lucio Flavio Pinto e presença não confirmada da Senadora Marina Silva. SOS Amazônia (Greenpeace) (30 min.)
19 de novembro – Produção de alimentos: transgênicos, agrotóxicos e orgânicos, com Conceição Trucon e presença não confirmada de Clara Brandão. Como salvar o mundo (104 min.)
26 de novembro – Passado, presente e futuro das matrizes energéticas, com Delcio Rodrigues e José Domingos Vasconcelos. Energia na encruzilhada (56 min.)
03 de dezembro – Valores para a sustentabilidade no século XXI. Estão sendo convidados Nilton Bonder, Jorge de A. Vieria e Soninha Francine. Carta da Terra (20 min.)

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.