Na Ciência: painéis solares

Os painéis solares disponíveis atualmente no mercado são caros e pouco eficientes. Mas estudos recentíssimos afirmam que é possível produzir células fotovoltáicas capazes de absorver todos os comprimentos de onda do espectro da luz visível.
O futuro parece promissor. Cientistas da The Ohio State University publicaram recentemente no PNAS o paper intitulado The remarkable influence of M2? to thienyl ? conjugation in oligothiophenes incorporating MM quadruple bonds do qual nem eu, nem Pharyngula  entendemos nada (ainda bem, me senti meio mal no início!). Entretanto, algumas leituras depois e pudemos perceber que o paper trata de uma nova descoberta, que poderá fazer com que os painéis solares absorvam energia de um espectro de luz maior do que o espectro atual. Isso pode significar maior eficiência na captação de energia solar pelos painéis solares e transformação em corrente elétrica num futuro não muito distante (para os padrões das Ciências).
Entretanto, ainda é só uma pesquisa básica. Não se sabe ao certo como o material usado para os primeiros experimentos vão se comportar em ensaios mais longos. Também não foram feitos testes de viabilidade e escalabilidade, então não se tem idéia de se é possível nem quanto eles custariam se produzindo em escala.
Saiba mais:
New Solar Material Captures Entire Spectrum of the Rainbow Inhabitat
A step closer to efficient solar power? Pharyngula
New solar energy material captures every color of the rainbow Research news

Discussão - 1 comentário

  1. André disse:

    Paula...Uma coisa q não vejo no mercado seria placas solares como componentes pra poder construir protótipos em pequena escala...Sabe se existe algum lugar q vende?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.