Pegada 9b – A resposta que ainda não calou

Primeiro, preciso deixar claro que fui respondida no mesmo dia em que fiz a pergunta. A culpa da resposta demorada é da minha falta de tempo.
Segue abaixo:
__________________________________________________
Prezada Paula,
Obrigado pelo envio de seu e-mail.
Realmente, desde o inicio das obras de ampliação da Rua Gomes de Carvalho, estamos realizando um maior numero de lavagens do nosso calçamento. Temos consciência que esta não é a melhor maneira de utilização de água e energia elétrica, mas infelizmente, a sujeira que se acumula em nossos estabelecimentos tem sido bem maior que a habitual o que tem nos obrigado a um esforço adicional para a manutenção de condições adequadas para atendimento a nossos clientes. De qualquer forma, iremos orientar nossos funcionários para evitarem ao máximo o desperdício e também diminuírem a freqüência das lavagens.
Agradecemos muito o seu contato e critica e nos colocamos abertos a sugestões que possam minimizar qualquer impacto que causamos ao meio ambiente e comunidade.
Atenciosamente,
Eduardo Linhares
Grupo Trio

_____________________________________________________
Usa vassoura, né?
Mas vou optar por uma resposta mais adequada:
___________________________________________________
Caro Eduardo,
Obrigada pela pronta resposta,
Considerando que as obras da Rua Gomes de Carvalho já estão, infelizmente, fazendo aniversário, e, pelo que vejo, ainda não tem muito hora para acabar, talvez seja mais sustentável mesmo tentar outra alternativa, que não a de lavar a fachada e a calçada tão frequentemente. Até porque, com a liberação das obras, o fluxo de pessoas e veículos tenderá a aumentar, e a sujeira da calçada e da fachada será algo inevitável.
Com tantas empresas tentando saídas menos impactantes para o ambiente, é bem provável que outros empresários da região estejam também tentando algo diferente. Talvez valesse a pena conversar com eles.
Novas saídas fazem bem para o ambiente, economizam recursos do estabelecimento e, ainda podem criar em seus consumidores uma segurança com relação ao trabalho e fidelidade para a sua empresa. Estar adequado às demandas socio-ambientais pode trazer muitos benefícios para você.
Alternativas como trocar 50% dos procedimentos de lavagem por, simplesmente varrer, vão certamente trazer economias para o seu bolso. Talvez, lavar apenas quando estejam programados grandes eventos seja uma oba idéia. Mas, considerando que a fachada do estabelecimento é preta, talvez uma única lavagem a cada semana ou quinze dias sejam mais do que suficiente para mantê-la limpa. Fato é que não posso fazer planejamento para a sua empresa sem a conhecer. Acho que a melhor pessoa para buscar alternativas mais verdes é você mesmo.
Espero ter incentivado você a tomar posições mais conscientes. O Planeta e a comunidade agradecem.
Paula

Discussão - 5 comentários

  1. Claudia Chow disse:

    Bom, muito bom. A resposta deles foi bem rapida e ja merece alguns pontinhos. E parece q foi respondida por alguem q sabe o q esta acontecendo, isso tb é muito bom! Achei q eles foram bastante razoaveis no atendimento, mas no procedimento de lavar a calcada com certeza nao...

  2. Kim disse:

    Às vezes o óbvio não é tão óbvio, possivelmente mesmo para eles. Simpatizei com a atitude deles e com a sua (y)
    Nota: no Captcha aparece "2 e 3/8"... como digito isso?

  3. Oi Kim,
    Eu também gostei da resposta deles. Espero que eles concretizem a ação!
    PS.: Sei lá sobre o Captcha... mas deve ter dado certo 😉

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.