U$ 7,5 bilhões contra a pobreza, por Dr. Yunus

You may say I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope someday you’ll join us
And the world will live as one
Imagine – John Lennon

Dá pra imaginar que uma pessoa chega um dia em um lugar, percebe que muitas pessoas são pobres e, em um momento de lucidez sem igual, resolve emprestar dinheiro de seu próprio bolso a elas? Dá pra imaginar ainda que, o empréstimo é baseado apenas em uma crença: a de que todo mundo do mundo merece crédito? 
Não conseguiu imaginar? Achou impossível alguém emprestar dinheiro para pobres? Achou demais alguém tirar dinheiro do seu próprio bolso para ajudar pessoas que nem conhece? Pois então, meu caro, minha cara, conheça o Prêmio Nobel da Paz de 2006, Dr. Muhammad Yunus. Semana passada, eu, @mariacarol e @samegui fomos convidadas pelo Real Sustentabilidade para assistir uma palestra desta pessoa iluminada que é o Dr. Yunus.

“Fazer dinheiro com os negócios é um meio e usá-lo no social é um fim. Do contrário por que o ser humano ficaria fazendo dinheiro? Para fazer o quê?”
Além de iluminado, Dr. Yunus é um economista, nascido em Bangladesh, em uma família de mais oito irmãos. Quando voltou a seu país, após fazer Ph.D. nos EUA, emprestou U$ 27.00 para um grupo de 42 mulheres que receberam este (micro-)crédito e usaram para investir em coisas simples, como comprar mais bambu para fazer mais móveis de bambu. Afinal, as mulheres já dominavam a técnica, era o que elas sabiam fazer e isso dava lucro.
Dessa iniciativa simples, nasceu o Grameen Bank (ou Banco do Vilarejo), que buscava oferecer pequenos empréstimos (microcréditos) para quem realmente precisava. E como saber quem realmente precisava? Conhecendo as famílias, tendo contato com todas elas, cadastrando as crianças, observando se estavam indo à escola, o que, segundo Dr. Yunus, dá a elas mais poder para mudar o mundo, mudar sua condição. Parece familiar, mas com um quê diferente: o microcrédito é um empréstimo e os agentes do Grameen conhecem as famílias cara-a-cara.
Quando Dr. Yunus começou o Grameen Bank, os outros bancos de Bangladesh tinham apenas 1%  de seus empréstimos feito para mulheres. O Grameen, depois de anos e com muitas brigas com fundamentalistas religiosos e preconceitos culturais vindos das próprias mulheres, tinha cerca de 97% e atualmente, soma 7,5 bilhões de dólares em empréstimos feitos.

O microcrédito concedido pelo Grameen ajuda famílias a sairem da pobreza e conquistarem dignidade. Obviamente isso tem um impacto absolutamente positivo no meio ambiente. Famílias que deixam a pobreza absoluta passam a extrair menos recursos do meio ambiente de maneira desordenada. E, na verdade, não é aumentando a qualidade de vida de pessoas pobres que se aumentam os gases do efeito estufa. É consumindo exageradamente e desenfreadamente, trocando de celular todo ano, viajando milhas e milhas de avião, etc.
Saiba mais:
A vida como a vida quer

Discussão - 8 comentários

  1. João Carlos disse:

    Enquanto isto, você lê num New York Times a pústula do Rex Tillerson (da Exxon) arrotando grandezas com os bilhões de dólares que o consumo desenfreado de petróleo rende… para o bolso de uns panacas que ainda vão morrer com seus bilhões de dólares sem valor nas gavetas de seus caixões de marfim…
    “Come ananás, mastiga perdiz, que teu dia está próximo, burguês…” (Yevtuchenko)

  2. Paula disse:

    É João… pra muita gente economista, o mercado, a bolsa alta, o consumo e o dinheiro são mais importantes que as pessoas, o seu desenvolvimento e a sua felicidade.

  3. Pecus disse:

    Muito legal ficar milionário fazendo o bem.

  4. Não sei se o Dr. Yunus liga para o fato de ser ou não milionário… acho mesmo é que ele não liga, porque vê a felicidade pessoal em outras coisas que não o dinheiro…
    Vai ver que é porque ele não liga que ele é milionário… (ou não)

  5. Pecus disse:

    Tá. O controle do banco é pulverizado entre os clientes. Mas ele é divorciado.

  6. Oba…… muito obrigada pelo e-mail 😛
    Parabéns pelas ações… e por gentileza, peço permissão para postá-lo no http://VVPERGUNTA.blogspot.com!!
    Grata
    Daiane Santana
    Abraços e parabéns pelo blog também, sucesso 🙂

  7. Ei … bom dia!!!
    Vai lá no http://vvpergunta.blogspot.com e no http://vivoverde.blogspot.com
    que estão lá … o seu relato 🙂
    parabéns e divulgue suas atitudes 😀
    muito obrigada pela colaboração

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM