Por que chove em Santa Catarina?

Passei algumas horas tentando estabelecer padrões para tentar entender o que acontece em Santa Catarina. Fato é, que não pára de chover, há pessoas desabrigadas, pessoas mortas, pessoas saqueando lojas e lojas saqueando pessoas, vendendo produtos a preços exorbitantes.
Tentei entender se chover no sudeste do país tinha a ver com desmatamento na Amazônia ou com alguma outra relação com mudanças climáticas. Teoricamente, a massa Equatorial continetal (mEc) é quente, úmida e instável, originada na Amazônia, devido a evaporação dos rios e transpiração das plantas. Se o desmatamento fosse única causa, o clima estaria mais seco… mas então não é só isso. Algumas outras tentativas de explicação podem ser lidas AQUI.
Segundo o Climatempo, há um sistema de baixa pressão em altos níveis de atmosfera, intensificado pelo vento de leste que chega do oceano carregado de umidade. Mais detalhes podem sem entendidos e estudados no site do CPTEC, clicando aqui. A chuva não pára. No fim, acabei deixando a resposta para os especialistas…
Mas então, o que podemos fazer? Como várias pessoas estão ilhadas, o que podemos fazer é ajudar de longe.
+ A Defesa Civil do estado de Santa Catarina está recebendo doações em dinheiro. Elas podem ser feitas nas contas do Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ 04.426.883/0001-57:

Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7
Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0
Bradesco – Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1

+ O escritório da Hering em São Paulo está com uma ação para ajudar pessoas das fábricas e escritórios em Blumenau. Várias pessoas perderam coisas e as fábricas foram atingidas. Para ajudar, o pessoal do escritório de SP está se organizando para enviar doações de roupas, alimentos não perecíveis e remédios. As doações podem ser entregues no endereço:

Rua do Rócio, 430, 3º andar – CEP 04552-000 – Vila Olímpia – SP

+ Outros pontos de coleta de doações em todo o Brasil são estes (Clique Aqui)

Alguns blogs onde pode-se saber mais sobre o assunto:

+ Notícias de Blumenau

+ Pensar enlouquece

+ Biajoni!

Mas, uma coisa que não sai da minha cabeça é: os três pontos onde podemos fazer alguma ação sobre mudanças climáticas são:

1) Mitigação: quando deixamos de provocar as mudanças climáticas. É quando deixamos de emitir gases do efeito estufa, diminuimos nosso consumo, mudamos nosso estilo de vida.

2) Vulnerabilidade: quando estudamos quais os locais/populações/zonas de produção/ estão em zonas de de maior risco de sofrer com os efeitos das mudanças climáticas. Isso ajuda a nos anteciparmos e tomarmos providências anteriores aos desastres, diminuindo danos. Políticas públicas, ações governamentais, também entram nesse caso. 

3) Adaptação: quando já temos efeitos das mudanças climáticas e tomamos providências pós-danos. É o correr atrás pra salvar o que dá.

Pensando nesses três itens e considerando que Santa Catarina é um dos Estados mais preparados e com mais recursos do Brasil, temo em pensar nos locais menos preparados e com menos recursos… Está na hora de revermos nossos conceitos e começarmos a agir ativamente!

Discussão - 3 comentários

  1. Atila disse:

    Valeu pelo post Paula!! Vou levar o que juntei no fundo social aqui do jaguaré.

  2. Paula disse:

    Boa! Eu estou levando minhas coisas no escritório da Hering.

  3. Eduardo mello disse:

    Alguem poderia esclarecer se eh verídica a informação de que em Santa Catarina restou apenas 3% da floresta nativa? Tais cidades ribeirinhas como Itajai e Blumenau sofrem com enchentes por causa do assoreamento dos rios provocados pelo desmatamento citado? E o desmatamento da Floresta Amazônica até que ponto pode estar mudando o nosso clima aqui em baixo? Uma coisa eh certa a natureza está toda interligada é uma coisa influência na outra.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.