Ação Aldeia #1 – Alimentos orgânicos

Hoje é o primeiro dia de ação do Aldeia Sustentável. Tudo que começou com um desabafo “Você é capaz de agir?” de um tempo atrás, hoje se materializa.
Eu vou tentar postar uma ação por dia. Não sei se vou dar conta, mas a primeira sai do forno agora!

Cebolas me mordam, Batman!
Pois bem, minha primeira ação desta semana foi plantar mais uma coisa na minha horta de apartamento.
As cebolas aí de cima representam todos os alimentos que minha família vem tentando produzir organicamente, num pequeno pedaço de chão. De lá já saiu cebola, beterraba, alface, couve, repolho, chuchu (que eu me lembre).
Em casa, no apartamento, a produção não é tão vasta. Por aqui, por enquanto tenho: hortelã, manjericão, orégano, alecrim, salsinha, cebolinha e a novidade: um novíssimo pessegueiro!
As culturas orgânicas consomem menos energia para serem produzidas pois não carregam toda a pegada de carbono que os defensivos agrícolas e os fertilizantes químicos carregam da sua produção. Também não correm o risco de liberar para a atmosfera gases de óxidos de nitrogênio que são liberados do solo caso os fertilizantes sejam utilizados em excesso. Fora isso, respeitam a sazonalidade do ano e não necessitam de energia de estufas ou controle de umidade (também, quando não é época, não é época e pronto, não tem produção), ou de transporte para trazer os produtos de áreas onde a estação é outra.
Reaprender a respeitar as estações do ano tem sido uma tarefa agradável. Espero que você também goste de fazer isso!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.