Visita Real e Consumo Consciente

Vou fazer um jabá grátis. Achei, juro, que passaria ilesa dessa, que me convenceria de que não é nada disso, de que fui enganada por propagandas. Mas… não foi nada disso. Então, me rendi, e descreverei o que vi.
Hoje pela manhã, fui visitar a Agência Modelo do Banco Real. Quem me convidou foi a Samantha Shiraishi. Cheguei lá e fiquei conversando com o arquiteto da obra, Roberto Oranje, que iria nos acompanhar pelo prédio, contando das dificuldades e dos acertos da construção, dos aprendizados com a agência modelo, e do uso do prédio como um “laboratório” para os demais prédios do banco.

Entre tantas coisas, madeira certificada para construção e móveis, luzes apagadas graças às janelas bem projetadas para iluminar com o mínimo de aquecimento do prédio, tinta mineral de silicato de potássio, carpete de fibras PET, coletores de água de chuva, tratamento de esgoto, ventilação do tipo “evaporativa”, onde o ar do exterior passa por uma placa de papelão molhado que filtra e resfria o ar, etc, etc, etc.
Entre erros e acertos, entre tentativas menos econômicas e mais econômicas, a agência do Banco Real foi a primeira a construção brasileira a ser certificada pelo selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®) Prata e sem dúvida nenhuma constitui-se um dos melhores modelos empresariais de arquitetura sustentável que eu conheço. Não sei sobre o banco per se, do atendimento, das taxas, se os clientes estão felizes… Mas eu ficaria feliz se meu banco fosse assim. 
OK. Chega.
Mas no período da tarde, no site do Real Sustentabilidade, Hélio Mattar, presidente diretor do Instituto Akatu, deu uma entrevista. Já tinha comentado antes sobre um videochat deste tipo. O mais sensacional é que o banco consegue trazer convidados espetaculares para o evento. Claro, na minha opinião só consegue isso pois tem credibilidade quanto suas ações sustentáveis (desde a construção e reforma de agências mais “verdes” até a campanha de micro-crédito – com direto a palestra do Dr. Yunus e tudo). 
Consumo consciente, Selo Procel, Selo de Produtos Orgânicos, Selo de Transgênicos, Selo ISO, Escala Akatu, tudo conversado. As tentativas de mostrar para o consumidor que mais vale um bom atendimento do que iluminações exageradas de Natal e excesso de presentes. O trabalho do Instituto em fazer o consumidor se fortalecer e entender que, no mercado, é ele quem escolhe, quem manda. Tudo discutido em alto e bom som, e um dia desses, espero, disponibilizado. 
Enfim. Espero que a incorporação do Banco Real pelo Grupo Santander não acabe com essas iniciativas. Só assim minha próxima conta de banco vai ser no Real…
UPDATE
Saiba mais em: Educar Já!
Brontossauros em meu jardim
Flickr
/UPDATE

Discussão - 7 comentários

  1. Luiza Cunha disse:

    Sou funcionária do banco e AMEI LER ESSA SUA MATÉRIA. É um orgulho trabalhar e ver acontecer esse tipo de projeto "do lado de dentro". Eu pessoalmente fui na palestra do Muhamad e do ray Anderson...e fiquei sem palavras! Para ser convidado para esses eventos as pessoas tem que se cadasatral no portal... mas muita gente não sabe disso...até mesmo funcionários...o que é uma pena!
    Sugiro que todo mundo que é muito a ligado no tema faça o mesmo! Vocês vão ser convidados para laestras e cursos presenciais INCRÍVEIS!

  2. Obrigada Luiza!
    Fiquei bem surpresa mesmo com o que vi. Tomara que posts como esse sirvam pra mais pessoas se cadastrarem no site e aproveitarem esses eventos promovidos pelo Banco!

  3. Charô disse:

    Não sei. Acho essas coisas tão suspeitas. Tá certo que é concreto: foi construída uma agência bacana. Mas isso é o que se vê... E o que não se vê?

  4. Foi o que eu disse. Não sei da empresa, só sei que a agência é legal e serve de laboratório e exemplo pra muita gente. Tem coisas lá que dá pra aplicar até em casa!
    Sou favorável a ressaltar os pontos positivos das coisas. Mesmo que os negativos existam, não podemos deixar de elogiar quando dá, né?

  5. Silvia disse:

    Paula, também espero que, numa possível aquisição, o comprador adote a filosofia do comprado, porque eu não gostei do que vi quando meu marido teve que abrir conta no Santander (conta-salário, sabe como é)... Veio uma correspondência enorme, cheia de papel desnecessário, com o cartão lá dentro. Fiquei passada. Fora que o telemarketing do Santander é um SACO!

  6. Clemilton Barreto disse:

    Olá Paula, td bem? Espero que possa me ajudar, sabe como entro em contato com essa agência modelo? Tipo, teria o telefone de lá? Ou posso buscar pelo site deles na net?
    Estou fazendo uma monografia sobre o consumo sustentável, moro em Maracanaú-CE, bem próx de Fortaleza. quero fazer contato para saber se por aki já temos uma agência nesses padrões, ou mesmo como poderia fazer para tercontato comeles daí mesmo. Fico no aguardo, Abraço!

  7. Oi Clemilton!
    Tá aqui, ó:
    Agência: 1175
    Endereço: RUA USHIMA KIRA , 20
    Bairro: GRANJA VIANA
    Cidade: COTIA - SP
    CEP: 06709 - 048
    Telefone: ( 11 ) 47779588
    e-mail: br.ag1175@bancoreal.com.br
    Boa sorte!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.