Sorteio das Ecobags e um pouco mais sobre sacolas plásticas


Hoje é o dia do sorteio das Ecobags. Do dia 15 ao dia 22 de dezembro foram 22 comentários válidos, de pessoas contando um pouco mais sobre suas aventuras com sacolas plásticas e com sacolas retornáveis. Tem gente que é ameaçada com um “se rasgar a sacola, eu não troco o produto!”, quando insiste em colocar vários produtos no mesmo saquinho, tem gente que já foi parada pelo segurança por colocar produtos na bolsa (depois de pagar, claro!). Enfim… todo mundo tem aventuras para contar.
Muitas pessoas comentaram e perguntaram sobre como substituir os saquinhos plásticos usados para o lixo comum. Outras perguntaram sobre como seria a melhor maneira de recolher os resíduos dos cachorros. Vamos lá.
O lixo úmido da cozinha, na melhor das hipóteses, poderia ir para uma vermicomposteira. Mas, isso apenas reduziria a quantidade de lixo, não dá pra jogar tudo lá (sementes, por exemplo, não vão para a vermicomposteira).
Algumas coisas ainda devem ir para uma sacolinha plástica. Usá-la ao máximo é uma boa pedida. Se você colocar os resíduos de um único dia em uma sacola, vai ver que sobrou sacola… e muita. Então use-a ao máximo – sempre pensando que o lixo deve ser imediatamente jogado fora quando provoca cheiro – isso atrai insetos e talvez alguns pequenos mamíferos e não é isso que queremos!
Outra dúvida é referente às sacolas plásticas ditas “recicláveis”. As sacolas oxi-biodegradáveis não se degradam, como sugere o nome. Elas se fragmentam em pedaços bem pequenos, mas ainda são pedaços de plástico. Os pequenos fragmentos podem contaminar a água, os solos e os mares e causar danos ambientais irreversíveis. Imagine-se tomando água com pedaçinhos quase invisíveis de plástico. É isso! Portanto, não se deixe enganar e evite a compra deste produto. Leia mais aqui.
Resíduos do cachorro? Sacolas de papel, como as de pão, por exemplo, podem ser uma ótima saída. Pense nisto!
Agora, chega de enrolação! Vamos para o momento que todos estão esperando! Os ganhadores dos kits de ecobags (lembrando que o primeiro lugar leva 3 sacolas e o segundo lugar fica com duas) são:

Ricardo e Ivone!!!! Parabéns!!! Entrarei em contato por e-mail para acertarmos a entrega dos kits!

Discussão - 5 comentários

  1. Silvia disse:

    Buá! Fiquei sem... 😉
    Ricardo e Ivone, se vocês já tiverem outras sacolas retornáveis, aproveitem estas para presentear alguém que precise mudar de hábito. 😉
    Parabéns!

  2. Paula disse:

    Por exemplo, vocês podem presentear a Silvia!
    ; )

  3. Silvia disse:

    Hahaha! Valeu, Paula, mas a cobiça era pecado capital. Eu ia ficar com uma para experimentar, mas ia passar adiante o que sobrasse. 🙂
    Por isso dei a idéia para os ganhadores da promoção.

  4. Luis Linhares disse:

    É uma pena um blog tão bom como esse colocar um link para um artigo patrocinado por uma entidade de plásticos! Os sacos oxi-biodegradáveis podem não ser ainda os ideais, mas com certeza são infinitamente melhores que os sacos de lixo convencionais pois ao menos deixam o lixo que carregam entrar em contato com o ar e esse sim se biodegradar. É só ir no lixão para ver a tragédia que são os sacos convencionais, existe algúém reciclando? Se não houver alternativa para o descarte de lixo essas Ecobags aí não passarão de puro adorno Fashion.

  5. Luis, obrigada por seu comentário, mas vou re-comentar 3 pontos, pq, afinal é pra isso que o blog existe!
    Pena que você não entendeu a proposta do post! O post nunca foi sobre uma empresa, mas sim sobre um produto. As ecobags são produzidas com nylon e plástico reciclado. Com o tempo, aprendi que, assim como ninguém é 100% bom, nem 100% mal, as empresas também não são perfeitas. Mas, entre os produtos de uma empresa, podem existir os bons e, esse é o caso das Ecobagas.
    Com relação aos sacos plásticos oxi-biodegradáveis, é um erro achar que eles são infinitamente melhores porque você deixa de enxergá-los. Não é porque eles virarão mais rápido partículas mínimas de plástico que eles não causam danos, e, aliás, é exatamente porque eles se transformam em partículas infinitamente menores que eles CAUSAM danos. Se você quer mesmo prestar um serviço para o meio ambiente, deveria pensar em abolir de vez o plástico e usar papel ou papelão. Eles sim deixarão o lixo de dentro se degradar e não se transformarão em minúsculas partículas de lixo invisíveis que contaminarão água e solo.
    Por fim, puro adorno Fashion são todos os produtos ditos "ecoverdes" se não usados conscientemente, ou se comprados só por estar na moda, sem um caráter de mudança de estilo de vida.
    Tenha um ótimo 2009!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.