Pegada 17 – Mudanças climáticas e água

Recentemente o IPCC lançou seu mais novo livro técnico “Climate Chance and Water” disponível on line, em pdf, AQUI (em inglês).
As observações já feitas e algumas projeções indicam que água doce é vulnerável e tem imenso potencial de sofrer impactos causados pelas mudanças do clima. Isso, obviamente, traria problemas não só para a espécie humana mas também para todos os ecossistemas terrestres, agricultura e criação de animais.
Inclua nessa sopa mudanças nas frequências e intensidades das chuvas, áreas com secas prolongadas, mudanças na qualidade da água doce existente devido ao nova dinâmica de chuvas e secas, poluição da água, derretimento das calotas polares, mudanças na dinâmica da água nos solos e você verá a sombra do caos. 
Mas, não se desespere agora. Aparentemente, o novo livro técnico traz também algumas dicas de como é possível mitigar as causas das mudanças climáticas sobre o manejo de água e a necessidade de promover discussões e produzir políticas públicas.
O resumo da ópera está AQUI (em inglês).
Creio que é uma boa leitura para se preparar para evitar o apocalipse.

Discussão - 3 comentários

  1. Lola disse:

    Olá, Paula,
    Precisamos lutar por todos os lados para ajudar o nosso planeta, ou seja, a nós mesmos… E qual o recurso do qual mais dependemos? A água, é claro!
    Ótima postagem!
    Fico sumida por falta de tempo, mas sempre dou uma passada rápida por aqui.
    Fiz uma referência às pessoas que que estiveram em minha casa neste ano que passou e que me marcaram de alguma maneira. Passa lá em casa para ver!
    Vamos recomeçar?!
    Muita saúde!

  2. Bora Lola!
    não desanime!
    Bj!

  3. Eu acho que o ‘não se desespere agora’ poderia ser alterado para ‘alerte-se desde já e haja’ pois a coisa tá feia, a cada ano… quer um bom exercício… vasculhar arquivos de jornais com foco em eventos climáticos… além, óbvio, de trazer a própria memória do que vimos e sentimos nos últimos 20 anos… se há ações políticas ou não, o que importa é que testemunhamos a crescente movimentação da Natureza… a ampliação dos limiares e limites a cada período… e a vida está na dependência de um equilíbiro.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM