Pegada 18 – Erro de cálculo

Pois é. Sabe que 75% das emissões de gases do efeito estufa brasileiros são tidos como decorrentes de uso de terra, incluindo desmatamento, né? Pois são. Então… pesquisas recentes do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) acaba de demostrar que os cálculos podem estar errados. Sim, errados.
Por quê? Porque segundo os pesquisadores, os dados de biomassa da floresta densa e fechada, com madeira mais densa, e portanto com maior biomassa, foram utilizados para extrapolar a biomassa de outros sistemas florestais, como no arco do desmatamento, onde a densidade das árvores é menor – e portanto tem menos biomassa.
Pelos cálculos novos, o erro pode ser de até 24 milhões de toneladas de carbono a menos, o que significa que essas toneladas de carbono equivalente não foram emitidas quando a floresta foi desmatada, contrariando o cálculo anterior. 
Mas pelamordedeus isso não significa que o desmatamento está liberado nas áreas de mata com biomassa menos densa!
Daí vem minha especulação. Considerando aquela coisa na qual eu não acredito – neutralização de carbono – como são considerados os dados de biomassa? Provavelmente são extrapolados de algum cálculo, mas qual? Então quer dizer, todo mundo que se beneficiou ou “neutralizou” carbono pode ter “neutralizado” a menos, né? Ok.
___________________________________________
Saiba mais em: Agência FAPESP

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.