Meio ambiente e educação 3 – O mapa dos maiores emissores de GEE

Um dos posts mais visitados do Rastro de Carbono é o que fala sobre os países que mais emitem CO2 no mundo.

Sempre é necessário lembrar que quando se fala em emissão de CO2, estamos na verdade falando sobre carbono equivalente. O cálculo do carbono equivalente leva em consideração os efeitos causados por cada um dos gases do efeito estufa (sim, são diferentes, cada um com um potencial diferente) e permite comparar os possíveis danos causados por cada um deles, como se fossem gás carbônico. Assim, por exemplo, uma única molécula de metano tem um potencial 23 vezes maior do que o gás carbônico, portanto, se consideramos que o carbono equivalente do gás carbônico é 1, o do metano é 23.

Sabendo disso, podemos comparar as emissões de gases do efeito estufa por país, por cada habitante, e saber quais são os países mais emissores. Além da tabela que pode ser vista aqui, agora há uma ferramenta bastante interessante – um mapa! É importante dizer que eu não chequei se os dados da tabela e do mapa são iguais, mas devem dar dimensões bastante aproximadas do problema.

Mapa.png

O mapa é bastante dinâmico e pode ser usado potencialmente apenas pelo site http://www.breathingearth.net/.

Quando se passa o mouse sobre cada país, no canto inferior esquerdo do mapa aparecem dados de geografia populacional e, na última linha, a informação CO2 emitted per person, ou seja, carbono equivalente emitido por pessoa, por ano – em toneladas! Vale a pena visitar o site e, porque não, fazer um projeto com os alunos, em parceria com as disciplinas Ciências, Geografia e Inglês.

____________________________________
Outro texto que pode interessar:
CO2, todo mundo emite

Discussão - 3 comentários

  1. Luiz Bento disse:

    Lembrando sempre como a média por habitante pode ser traiçoeira em uma análise. O mesmo acontece para análise de renda per capta e outras. Cada país apresenta suas peculiaridades, mas dentro de cada país podemos ter emissões ainda mais distintas, dependendo da região analisada.

  2. Daniela Lima disse:

    Obrigada pela dica paula!!!não conhecia!!

  3. Davi disse:

    O dado mais lagal que vi foi o CO2 emitido desde o inicio da vizualização.. da pra dar uma ideia melhor da quantidade que cada país emite em gases de efeito estufa do qeu simplesmente o CO2 per capita..

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.