Agenda – Debates em Ciências – Células-tronco

Evento: Debate sobre células-tronco.
Data: 29 de setembro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Campus Uninove Vergueiro, Rua Vergueiro, 235/249, São Paulo-SP.
Transmissão ao vivo, com liveblogging, no link http://jornaldedebates.uol.com.br/aovivo/ciencia-deve-usar-celulas-tronco-assista-em-2909-as-20h.
Haverá acompanhamento, também, pelo twitter @jornaldedebates.
Debatedores confirmados:
Mayana Zatz: Coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco em doenças genéticas , membro da Academia Brasileira de Ciências e professora de Genética da Universidade de São Paulo (USP).
Claudio Cohen: Professor de Bioética e Presidente da Comissão de Ética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Padre Vando Valentin: Coordenador do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Lenise Garcia: Professora do Departamento de Biologia Celular, da Universidade de Brasília e doutora em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo.
A ciência deve usar células-tronco?
As células-tronco podem dar origem a diversos tratamentos médicos para doenças hoje incuráveis. As pesquisas exigem o uso de embriões humanos, que não sobrevivem aos estudos. Para os religiosos e parte da comunidade científica, embriões são seres humanos, vidas que não podem ser sacrificadas em nenhuma hipótese. A condução deste tipo de experimento ultrapassa os limites éticos da ciência?
_____________________________________________________________
Observação da autora deste blog: embora seja dito no resumo deste evento, é importantíssimo lembrar que as pesquisas com células-tronco, em muitos casos, NÃO exigem o uso de embriões humanos. Ainda assim, sempre vale a pena ouvir um bom debate.