1º dia em Manaus: A Capital

Esta foi a viagem mais distante que já fiz em toda minha vida. Nunca havia percorrido mais que 700Km para chegar ao meu destino e chegar até a Amazônia me parecia surreal comparado às minhas experiências turísticas. Foram 7 horas de “viagem” com escala em Brasília para enfim chegarmos a Manaus.

Fiz esta viagem esperando encontrar uma cidade grande como São Paulo, aquela correria toda, pessoas pra lá e pra cá apressadas, engarrafamentos, um grande centro comercial.
Mas Manaus não é apenas assim, a situação lá é um tanto quanto mais complicada e delicada por se tratar de um ponto muito procurado por turistas. Isso traz muitos benefícios para a população local, mas o trabalho ilegal também existe.

Encontrei uma cidade imensa, com ruas lotadas como uma boa metrópole, mas com certo descaso quanto à sinalização e tamanho das ruas, dos pontos de ônibus e das placas de trânsito. Lendo o jornal da cidade percebi que os acidentes de trânsito são problemas graves da capital.

No nosso primeiro dia, precisávamos sair do centro e chegar até o Bosque da Ciência, mantido pelo INPA, que fica a aproximadamente 14Km do local onde estavámos hospedadas. Infelizmente as placas dos pontos de ônibus não apresentavam informações corretas sobre as linhas que circulavam ali e segundo o morador para o qual pedimos informações, se fôssemos pelas placas não chegaríamos a lugar algum. Uma pena.

Então, depois de um parto para encontrarmos o ônibus e 40min de viagem pela cidade para chegar em nosso destino, finalmente encontramos o bosque. Quando entramos no local, vi as ariranhas, os peixes-boi, nos perdemos dentro do parque e fomos embora pela primeira saída que encontramos, já que não havia nenhuma pessoa que pudesse nos ajudar a ver mais alguma coisa. Sempre soube que o trabalho do INPA é sensacional, mas não foi dessa vez que consegui bater um papo com eles, talvez o dia e horário não fossem propícios.

Na volta do passeio no parque fiquei impressionada com a quantidade de ruínas pela cidade. Casarões antigos pichados com barcos abandonados “estacionados” na sua garagem, muito lixo nas calçadas e crianças “trabalhando” como guias turísticos e motoristas de barcos como forma de reabilitação para usuários de drogas. Reabilitação? Foi muito triste ver as crianças trabalhando de forma ilegal em prol do seu sustento.

Manaus será uma das cidades que abrigará jogos da copa do mundo e um novo estádio está sendo construído na cidade. Mas e o resto?

Considero Manaus as portas para a Amazônia, mas para o turista que a visita se motivar a descobrir o que há por trás daquela selva de pedras, muita coisa tem que mudar.

No próximo post contarei as belezas de Manaus e da região, então vocês saberão porque vale a pena visitá-las e porque já estou com vontade de voltar!

Postado por: Thanuci

Discussão - 3 comentários

  1. Paula disse:

    Receber eventos esportivos internacionais fizeram bem para várias cidades do mundo. Acho que Barcelona, que abrigou uma Olimpiada, é o melhor exemplo.
    Vamos esperar que a Copa traga benefícios para Manaus. E que as pessoas da cidade se orgulhem de seus pontos de ônibus e suas placas indicativas de trânsito.
    Me dá um certo aperto no coração pensar que uma capital de Estado tenha problemas tão grandes de infraestrutura! Ainda mais Manaus, que deveria ser um dos exemplos para o país, já que atrai tantos turistas.

  2. Camilo Sidou disse:

    Seus comentarios realmente sao pertinentes.Sou amazonense e morador de Manaus e sinto no dia a dia estas dificuldades.Há um grande descaso dos governantes e uma acomodação enorme da população.Diria que trata-se também de um questão cultural e também de educação.Além dos problemas que relatou,vejo diariamente as pessoas jogando lixo pelas janelas dos seus carros,dos onibus….veiculos desrespeitando a faixa de pedestres,etc…
    Cabe a nos mudarmos esta situação…mas acho que ainda demorará muito.

  3. Thanuci disse:

    Camilo, espero muito que vocês tenham uma cidade ainda mais bonita para morar.
    Manaus não possui apenas problemas e no próximo post falarei a respeito. =)
    Abraços

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM