2º dia em Manaus: Presidente Figueiredo

 Em nosso segundo dia em Manaus, saímos da cidade bem cedo para visitar Presidente Figueiredo, que fica a 107Km da capital e é conhecida como a Terra da Cachoeiras e do Cupuaçú.

presidente_figueiredo.jpg

 
Nossa primeira visita foi à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cachoeira da Onça, reserva que abriga a Cachoeira da Onça, batizada assim por um famoso curandeiro da região quando avistou pela primeira vez uma Onça Pintada às suas margens.
 
A cachoeira fica a 3Km do início da Trilha do Tauarí e a caminhada por ali é muito tranquila, há poucas raízes no caminho e o trajeto é plano, facilitando a caminhada de sedentárias como eu.

tauari.jpg

tauari2.jpg

 Naquele dia fomos as primeiras a percorrer aquele trajeto e no meio do caminho fomos surpreendidas pela pegada de outro visitante (ou morador):

pegada.jpg

 
Vocês arriscariam palpitar de quem seria esta pegada? Eu particularmente não quis pensar nisto enquanto ainda estava na trilha, um procedimento pertinente eu diria, para quem de cara percebeu que era grande demais para ser de um cachorro ou de um gato.
 
Eis que chegamos à cachoeira! Um lugar maravilhoso que toda a família pode visitar, porque o poço é relativamente raso e as corredeiras abaixo da cachoeira são tranquilas. Mas todo cuidado é pouco quando se trata das pedras escorregadias, afinal a Floresta Amazônica é muito úmida e os musgos A D O R A M.

cachoeira_onca.jpg
 
E falando em musgos, gostaria de pedir aos visitantes que não escrevessem nas pedras da cachoeira porque os microrganismos que vivem ali são removidos mecânicamente quando você resolve deixar sua marca. Por mais pequenos que sejam, eles estão presentes e fazem uma falta danada para aqueles que tem neste substrato seu principal alimento.
  A trilha do Tauarí é uma ótima pedida para quem deseja aprender mais sobre as árvores da Amazônia, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) realizou um excelente trabalho identificando algumas espécies de árvores ao longo da trilha.
 
Deixando a Cachoeira da Onça para trás, seguimos em direção às corredeiras do Rio Urubuí, um local muito visitado pelos moradores da região.
 
Lá aconteceram alguns eventos que descreverei resumidamente: apertei meu dedo na porta do carro, desci as corredeiras a bordo de uma boia, bebi uma quantidade considerável de água do rio, perdi a ternura e fui embora. Mas o lugar é lindo, basta ser um poquinho mais esperto que eu que dará tudo certo. Dica: desça as corredeiras com a boca fechada. A foto abaixo indica o que você não deve fazer.

urubui.jpg
 
Depois do episódio constrangedor seguimos para a RPPN Reserva Ecológica Cachoeira do Santuário, um lugar maravilhoso!
 
Devido a época chuvosa na Amazônia, os níveis da cachoeira estão mais altos e isto aumenta sua beleza na mesma proporção em que aumenta os riscos de acidentes. Portanto, nesta época não é recomendado se aproximar da queda d’água, principalmente com crianças. Uma queda desta cachoeira só pode resultar em duas coisas: morte ou vários ossos quebrados. Não dê trabalho!
 
Abaixo uma foto da cachoeira nesta época de cheias:

santuario.jpg

  Depois da visita a Presidente Figueiredo, voltamos a Manaus, exaustas, mas ainda ansiosas para curtir a noite na praça do Teatro Amazonas, um lugar extremamente agradável e aconchegante nas noites dos fins de semana.
 
No nosso terceiro dia na cidade, contarei mais a respeito da praça, do Teatro e das atrações gratuitas promovidas ali.

Algumas informações importantes:
Entrada para a Cachoeira da Onça: R$10,00
Entrada para a Cachoeira Santuário: R$ 10,00
Entrada para as Corredeiras do Urubuí: Grátis

Postado por: Thanuci

Discussão - 2 comentários

  1. Parabéns a algum tempo eu estava procurando informações sobre a cachoeira da onça, so que eu senti um cero medo ao ver a pata da onça. Abraços.

    • Thanuci disse:

      Não precisa ter medo, Ricardo! O lugar lindo! Se você ver a onça vai até querer dar um abraço nela parabenizando-a por cuidar tão bem do lugar. =D

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM