Defensivos agrícolas no leite. Materno.

Ouvi uma notícia absurda no Jornal Hoje no começo desta tarde. Amostras de leite materno de 62 mães – e que portanto estavam amamentando na época da coleta – estavam contaminados com agrotóxicos. Algumas mães não tinham um, ou dois, mas SEIS tipos diferentes de agrotóxico no leite que elas estavam dando para seus recém nascidos, inclusive um que tem o uso PROIBIDO há mais de dez anos.

Screen shot 2011-03-23 at 10.40.11 PM.png
Fonte da imagem: http://glossariodenoticias.blogspot.com/2010/08/em-homenagem-ao-dia-da-amamentacao-um.html. Crédito: ?

A implicação disso? Não sabemos. Por que? Porque não existem estudos que limitam a quantidade de resíduos de agrotóxicos no leite. Mas, por quê? Acho que porque nunca ninguém tinha imaginado que algo tão absurdo pudesse acontecer. Então os pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso estão comparando esses limites com os estabelecidos para o leite de vaca. Vejam… as vacas não lavam os alimentos antes de comer. E as vacas também podem bioacumular resíduos de agrotóxicos, assim como as mães, no caso de defensivos bioacumulativos. E as vacas respiram o mesmo ar, e bebem praticamente a mesma água que as pessoas. Queria saber como está o leite das vacas de Lucas do Rio Verde, a cidade estudada.
Agora… engraçado é que ninguém sabe de onde esses agrotóxicos estão vindo. Lucas do Rio Verde, é uma grande produtora de grão de soja, que usam agrotóxicos que, segundo os produtores de defensivos agrícolas, passam “por rigorosos processos de” controle, aceitos e certificados por não sei quantos ministérios.
E agora, José? Quem vai investigar esse caso e punir os culpados? E o que será da saúde das mães contaminadas e das crianças amamentadas com o leite? E o direito de amamentação até os dois anos? Como fica? O que o governo tem a dizer? E os produtores de grãos locais? E os médicos? Só ficam dúvidas na cabeça desta pobre bióloga.
_________________________________
Veja a reportagem do Jornal Hoje AQUI

Discussão - 9 comentários

  1. Ricardo Mello disse:

    Os culpados são os órgãos fiscalizadores que não exercem o trabalho de forma correta. Até agrotóxicos ilegais foram encontrados no leite materno… oO
    Parabéns aos pesquisadores envolvidos!

  2. Luciana disse:

    Pergunte ao Blairo Maggi [http://pt.wikipedia.org/wiki/Blairo_Maggi], quem sabe ele possa responder a essas indagações.

  3. @Ricardo e @Luciana Eu espero que todos respondam sob a luz de uma investigação pelo Ministério Público. (Estou sonhando demais?)
    Também espero que os meios de comunicação noticiem tanto quanto noticiam a contaminação por radiação da água e dos alimentos no Japão. – Espero que entendam que o inferno também pode ser aqui.

  4. Claudia Chow disse:

    É esse seu comentário faz todo sentido, fica todo mundo desesperado c/ a as usinas nucleares, mas outros tipos de contaminacao tb acontecem aqui do lado…

  5. Bom dia.. como vi nesta reportagem.. é complicado aqui no Mato Grosso, Moro em Campo Verde, a 100Km de Primavera do leste, 139km de Rondonópolis e 140km de Cuiaba… aqui foi identificado esses venenos na água da cidade e nos Lençóis Freáticos que fornece agua para a cidade e para uma empresa de água Miniral. Só que como é veneno dos fazendeiros,,, não tem reportagem na TV local ou na TV Estadual… em todos os canais. Gostaria de uma divulgação, ou um pesquisa maior que movimente mais reportagens e algum ou entidade ou qualquer coisa que possa resolver…. que Leite Materno não é só isso, mais no dia-dia em tudo que temos tem veneno… Obrigado.. Michel Ribeiro Cortez.

  6. Bessa disse:

    Pois é, tudo isso aqui pertinho. Pior que certmamente estamos imersos no mesmo problema em Tangará, perto de áreas extensas de plantação de cana e soja. No município vizinho, Campo novo dos Parecis, há um registro enorme de abortos e mal-formações, acima dos padrões nacionais, mas nada se sabe (empiricamente) acerca das causas. E eu ainda quero ter um filho dia desses.

  7. Oi Michel. Se vc tiver qualquer documento e quiser colocar aqui, coloco o blog à disposição.
    Abraços. Paula

  8. É triste, né Clau? Acho que nenhuma das duas notícias deveria ser negligenciada. Mas, por algum motivo desconhecido, os brasileiros não sabem o que acontece no Brasil.

  9. Thanuci disse:

    Gente… daqui a pouco vão rolar campanhas para um “leite materno orgânico”.
    Depois da soda e da água oxigenada, defensivos agrícolas! E na fonte! Céus.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM