O neurocientista milionário

Muita gente pode não entender o porquê de se estudar neurociências, já que estas estão tão distantes do grande público.
Mostrar que essas ciências têm muito a oferecer para nosso auto-conhecimento, tanto no nível individual como no de nossa espécie como um todo, é difícil especialmente hoje em dia, onde as pessoas acreditam que haja mais rigor cientifico na psicanálise que em estudos neuro -comportamentais, -fisiológicos, -genéticos, etc. Uma pergunta que as pessoas se façam talvez seja: “Para que gastar tempo e dinheiro em pesquisa básica de neuro se há coisas mais urgentes para resolver como HIV, hipertensão e câncer? Deixe o cérebro para os clínicos que está muito bom.”

Por isso, muitas pessoas podem se espantar com Ogi Ogas, o doutorando em neurociências que ganhou recentemente um milhão de dólares no “Show do Milhão” americano (Who Wants to Be Millionaire) usando seu conhecimento sobre memória, aprendizado e tomada de decisão. Sendo esses seus temas de estudo, ele descreve em um artigo como se utilizou objetivamente do seu conhecimento sobre o mecanismo de funcionamento do cérebro para responder as perguntas cabeludas do programa. Técnicas como ficar revolvendo e repetindo o que lhe vem à mente quando feita a pergunta e associar a contextos não diretamente relacionados à resposta, mas que podem ressuscitar lembranças úteis, são algumas que Ogi explica e justifica em seu artigo. Até mesmo o que se sabe cientificamente sobre a intuição foi utilizado por Ogi para suas tomadas de decisão.

A descrição fisiológica das reações emocionais sentidas por ele durante o jogo são um gracejo cientifico que reforça a necessidade de se ler o artigo de Ogi.

Assim, se perguntado o porquê das neurociências, e argumentos nobres como auto-conhecimento e aplicabilidade não forem suficientes, a resposta que pode encerrar a discussão hoje em dia talvez seja: “Bom, um cara ficou milionário por estudar isso”.

  • artigo
  • 2 comentários em “O neurocientista milionário”

    1. Claro que apenas ter uma cartilha de como funciona o cérebro não seria suficiente para ganhar um concurso desses. O cara só ganhou porque tinha muita cultura geral. Afinal o cérebro não faz milagre, tem que ter material com que trabalhar. E convenhamos, cultura geral em cientistas hoje em dia é algo que está se tornando raro.

    2. então....é....temos que conversar muuuuuuuuuuito sobre esse artigoah....do blog???tá EXCELENT....simples e acessívelum aluno meu talvez não entendesse nem nesse nível de simplicidade....hum....tá certo....ele tem que correr atraz tb. por um momento achei que vc deveria deixar links pra todas as palavras "científicas"....NÃO....quem qué tem que corre atraztá tudo excelent...."no hipocrisis" (rs)weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *