Liberais e conservadores: idéias diferentes, cérebros diferentes.


Não é difícil aceitar que nossos cérebros produzam nossos pensamentos. E que diferenças entre cérebros possam gerar as diferenças de pensamento de um indivíduo para outro. Mas difícil é aceitar essa idéia no dia-a-dia, aceitar que os nossos pensamentos são estruturados, e que seguem padrões e tendências neurofisiológicas. Talvez por isso uma notícia recente tenha causado espanto. Descobriu-se que pessoas classificadas politicamente como liberais ou conservadoras se mostram diferentes nas respostas a estímulos.

Um teste simples foi feito. Primeiro um questionário classifica se o indivíduo é liberal ou conservador; um teste de resposta “go\don´t go”(vai\não-vai) é aplicado e consiste em observar a aparição das letras M e W numa tela. Sempre que aparecer um M o indivíduo aperta uma tecla. Mas às vezes aparece um W e a tecla não deve ser apertada. Como 80% das vezes é um M que aparece e como o W se parece muito com a outra letra, a tendência é acabar apertando o botão quando o W aparece.

O resultado foi o seguinte: os liberais erraram menos, o que indica que respondem melhor a este teste. Como os participantes estavam ligados a um eletroencefalograma (aparelho que mede a atividade de regiões do cérebro) pôde-se perceber também que os liberais tinham uma maior atividade na região do cérebro que está ligada a analise e resolução de conflitos. Dá a entender que liberais se adaptam mais rápido a mudanças para corrigir suas respostas.

Isto quer dizer que liberais são melhores? Não sejamos precipitados. Ambas as estratégias existem há muito tempo ao longo da história humana. Isso provavelmente quer dizer que ambas são vantajosas. Qual a mais moral ou ética já é outra questão mais difícil de responder.

http://scienceblogs.com/cognitivedaily/2007/09/the_claim_politically_liberal.php

http://www.latimes.com/news/science/la-sci-politics10sep10,0,5982337.story?coll=la-home-center

4 comentários em “Liberais e conservadores: idéias diferentes, cérebros diferentes.”

  1. Estranho.. não apareceu nenhum conservador pra reclamar??
    .
    Conservadores são assim mesmo, o próprio nome já diz tudo. São conservados, inertes, não aceitam mudanças, não avançam, não progridem.. vivem "conservados". E o pior! Tentam a todo custo fazer com os outros sejam iguais a eles.
    Diferente dos liberais, os conservadores interferem sempre na vida dos outros, tentam tolir, podar, impedir direitos, desejos e prazeres alheios, com o único objetivo de fazer valer seus duvidosos valores morais.

  2. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000100028&script=sci_arttext

    Acredito que quando o liberalismo entra para o plano cultural as coisas só pioram.
    1 – Compra e venda de órgãos humanos ( o rico comprando o rim do pobre )
    2 – Legalização da prostituição. ( o proxeneta se aproveitando da miséria e pobreza alheia para obter lucros )
    3 – Legalização de drogas ( Mais uma vez o monopólio desgraçando a vida de muita gente só para obter lucros )
    4- Liberalismo sexual ( doenças e transtornos como o transsexualismo , coprofilia,urofilia,sadomasoquismo, incesto e zoofilia são apenas diversidade sexual , segundo os liberais )
    5 – Incentivo ao consumismo ( é aquela velha história , você vale o que tem , como quem mora na periferia tem pouco ,então segundo os liberais eles não valem nada )
    6 – Livre marketing ( Se dependesse dos liberais ainda existiriam comerciais de cigarros ( nada contra, mas se faz mal a saúde deve ser desestimulado e não estimulado ) Teríamos comercias sobre a maconha e o incentivo ao aborto ( TB nada contra mas o aborto tb não deve ser estimulado , o que deve ser estimulado é a prevenção ) até comerciais incentivando a eutanásia nós teríamos .
    7 – Pedofilia ( cresce o número de adeptos ás organizações pró-pedofilia . Se não fosse o bastante os liberais conseguirem abaixar a idade consensual para o sexo dos 18 anos para os 14 , agora querem abaixar dos 14 para os 12 ( adolescentes são facilmente influenciados , e sem contar que no Brasil isso viraria desculpa para o turismo sexual infantil . )

    Resumindo tudo isso , O liberalismo ainda vai destruir a sociedade .

  3. Existem pesquisas que mostram que liberais são mais propensos a transtornos e doenças mentais
    “Pedofilia ,drogas, gravidez precoce e o liberalismo social brasileiro .
    Além do mais quem construiu a democracia foram os conservadores , desde Platão , Aristóteles , Sócrates , Sêneca , até John Locke e Jean-Jacques Rousseau .Inclusive os direitos e deveres que temos hoje foram construídos através do conservadorismo , isso se encaixa em toda a advocacia , como no DIREITO NATURAL e o DIREITO INDIVIDUAL , feito por conservadores . Quem construiu a democracia , os liberais ? os jacobinos ? Não , quem construiu a democracia foram os conservadores . O direito natural e individual para se manter uma liberdade justa a todos , é impor limites a todos . E o que vemos são grupos liberais tentando abaixar a idade de consentimento , legalização e descriminalização de drogas , compra e venda de órgãos humanos , são justamente os grupos liberais que atrapalham as liberdades individuais e coletivas quando fazem marcha da maconha ao lado de crianças e adolescentes .Temos que ter o bom senso para distinguir o que deve ser conservado e o que não deve .
    Do outro lado existem pesquisas que mostram que liberais são mais propensos a sofrerem de transtornos mentais .

    http://neuropolitics.org/defaultoct05.asp

    Alguns trechos da matéria : Política Radium : O Liberal Tendência para os transtornos depressivos,Na edição do mês passado de Neuropolitics.org , discutimos a tendência mais forte para os liberais a apresentar uma grande variedade de transtornos de ansiedade. Este era político do rádio , e uma forte evidência de variações neurológicas entre liberais e conservadores, em média.A depressão é um termo genérico usado para resumir uma série de doenças psicológicas, tais como transtorno depressivo maior, distimia (depressão crônica leve), transtorno bipolar, cyclothemia (leve transtorno bipolar), Seasonal Affective Disorder (SAD), e depressão pós-parto.Em nossa pesquisa mais recente, os liberais em geral, eram 64% mais propensas a relatar depressão maior, 320% mais probabilidade de relatar o transtorno bipolar, 50% mais probabilidade de relatar depressão leve, e 113% mais probabilidade de relatar Seasonal Affective Disorder.Eles também foram mais propensos a usar uma variedade de anti-ansiedade e depressivos drogas, tais como ISRS (Inibidores Seletivos da Recaptação) – 86% a mais provável, e Anti-ansiedade drogas – 159% a mais provável. SNRIs (Norepinefrina Inibidores Seletivos da Recaptação) e Tricyclics também foram utilizados em uma taxa mais elevada, mas não em números significativos tanto para liberais ou conservadores.
    no gráfico abaixo, os liberais de ambos os sexos mostram uma elevação no Transtorno Afetivo Sazonal.
    Outro estudo realizado no EUA , revelou que é mais provável que um liberal seja pedófilo que um conservador .
    Como o Claudio disse mais a cima .
    ” Estranho.. não apareceu nenhum conservador pra reclamar?? ”
    Aqui está um
    “São conservados, inertes, não aceitam mudanças, não avançam, não progridem.. vivem “conservados”. E o pior! Tentam a todo custo fazer com os outros sejam iguais a eles.
    Diferente dos liberais, os conservadores interferem sempre na vida dos outros, tentam tolir, podar, impedir direitos, desejos e prazeres alheios, com o único objetivo de fazer valer seus duvidosos valores morais.”

    Claudio , para se manter a liberdade coletiva é necessário impedir alguns direitos , como por exemplo , o de usar drogas como a maconha no meio da rua . Liberais são a favor da legalização de drogas , e isso atrapalha as liberdades coletivas. Se os prazeres alheios forem o de abaixar a idade consensual para sexo com menores de 14 anos , eu devo ser liberal e respeitar esse direito ?
    ” único objetivo de fazer valer seus duvidosos valores morais.”
    No meu ver os únicos valores duvidosos são os liberais , alguns grupos liberais querem a legalização da pedofilia ( tom o carrol , shotacon , nambla ) .
    Liberais querem compra e venda de órgãos humanos , legalização de drogas . Os únicos valores duvidosos são justamente os dos liberais .

    http://www.hyscience.com/archives/2008/09/modern_liberali.php

    Liberalismo , as causas psicológicas da loucura política.
    ” Dr. Lyle Rossiter, Jr., MD, escreveu um livro sobre a irracionalidade do liberalismo moderno sendo o produto de psicopatologia: a neurose de transferência maciça encenados em arenas políticas do mundo, com efeitos devastadores sobre as instituições da liberdade: ”
    Enfim , se para ser inteligente , eu tenho que ser um liberal a favor de drogas , compra e venda de órgão , parafilias , etc . Eu sou burro igual a uma porta , e sempre serei , prefiro ser taxado de burro do que de drogado .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *