Lei de experimentação animal

Claro que por trabalhar com ciência achei um absurdo a proibição no Rio de Janeiro do uso de animais em experimentos. A alegação de que há outros meios de se pesquisar sem o uso de animais não tem fundamento. Modelos de computador estão muito, mas muito longe de serem úteis em testes de drogas. Além disto, acho que seria uma inversão ética muito grande querer testar drogas ou procedimentos diretamente em humanos. E olha que esta que não parece tão absurda para alguns defensores dos direitos animais.

Agora uma outra inquietação me incomoda, não como cientista, mas como cidadão. Qual a diferença entre o sacrifício dos animais de experimentação e os animais de criação pecuária?

Nas suas condições de criaturas não se pode diferenciar um do outro, e há quem diga até que nem nós humanos podemos nos diferenciar muito desta condição, mas para algum damos a liberdade, e para outros a pena de morte. Os preponentes da lei parecem estar certos do sofrimento dos camundongos de laboratório, mas será que eles sabem do que se passa também no âmago de um boi no matadouro?

Longe de mim, carnívoro que sou, querer o fim também da pecuária. Só não pode haver hipocrisia. O dever do Estado de dar de comer é tão importante quanto o de tratar de doenças, assim devemos exigir o bom-senso em ambos, mas sem proibições inconseqüentes.

6 comentários em “Lei de experimentação animal”

  1. Minha orientadora publicou um artigo no Estadão nessa semana, comentando justamente esse assunto (acho que na edição de quarta-feira).

  2. Pois é Rafael, não é aprimeira vez que o estado do Rio vem com propostas descabidas contrárias à ciência. Basta lembrarmos a idéia de ensinar criacioniasmo nas escolas.Marco Varella - Biólogo

  3. No XXV Encontro Anual de Etologia desse ano na unesp de São José do Rio Preto houve uma mesa redonda sobre bem estar animal e muito da questão sobre legislação sobre os animais foi discutida e criticada. A maior crítica era que os legisladores pediam a opinião dos cientistas sobre o projeto de lei federal mas não acatavam nada enquanto que o lobby dos rodeios era prontamente atendido!!

  4. Eu procurei o texto, mas não encontrei... no jornal, eu digo. E ela estava viajando quando vc publicou isso aqui. Agora, como tudo que já rolou, fica meio fora de contexto voltar à essa questão.

  5. É muito fácil classificar qualquer opinião contrária ao uso de animais em testes como emocional e irracional.É preciso entender que estamos lidando com valores, e cada um possui o seu repertório deles.Se esta visão iluminista, de que o avanço científico a qualquer preço é o mais importante objetivo do homem, faz parte do ideal de vocês, não é justo exigir que faça parte das metas de todos os seres humanos na Terra, classificando quem discorda de "romântico".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *