Células-tronco: votação, bastidores e conspiração

Está chegando o grande dia da votação da lei de Biosegurança que vai autorizar ou não o uso de embriões para pesquisas. Claro que a mídia está atenta a isso. Aqui está uma reportagem do Bom Dia Brasil da Globo, que foi ao ar recentemente. Muitos cientistas já velhos conhecidos da mídia apareceram: Mayana Zatz e Luis Gowdak (por sinal esta parte foi gravada no laboratório em que trabalho no INCOR), por exemplo.
O que chama atenção é a presença de uma ilustre desconhecida para mim e meu colegas de laboratório: Dra. Lilian Piñero Eça. E chama mais atenção ainda por falar de maneira pejorativa sobre células-tronco embrionárias. Dizendo que se forem injetadas em pessoas para tratamento de doenças elas podem gerar rejeição e tumores.

Bem, isso é verdade, mas o fato é que ninguém pensa em simplesmente injetar células-tronco de um embrião numa pessoa como tratamento! O que se quer é estudar a biologia de células-tronco para, a partir deste conhecimento, se pensar em tratamentos.
Mas como uma cientista pode ter falado algo tão impreciso e tendencioso num momento de tomada de decisão tão delicado como este? Simples: ela não é uma cientista.

Existe uma ferramenta online muito interessante, se chama Plataforma Lattes, e é onde qualquer um pode achar o currículo de todos os pesquisadores brasileiros ou que trabalham aqui. Vejam o currículo da tal Lilian . Como ponderar se um pesquisador é bom ou não? A primeira coisa que se olha é o número de publicações em periódicos, das quais Lilian Piñero Eça não possui nenhuma!

Mas por que raios alguém entrevistaria uma pessoa sem formação apropriada? Dois motivos: 1-jornalistas não conhecem a plataforma Lattes, e 2- Lilian foi a pesquisadora responsável pela orientação da abertura da Ação Direta da Inconstitucionalidade da Lei da Biossegurança – ADIN, em maio de 2006 a pedido do procurador geral da República Dr. Claudio Fonteles. Ou seja, foi ela quem “orientou” cientificamente a proibição do uso de células-tronco embrionárias em 2006.

E como alguém sem peso científico algum pode ser orientadora científica de uma ação política tão importante? Veja esta matéria reveladora de Dário Ferreira em seu blog (as opiniões da referência não refletem inteiramete as minha opiniões). Conspiração? Estaria a Igreja trabalhando nos bastidores usando Lilian como testa-de-ferro? Afinal, é estranho alguém trabalhando com células-tronco receber tantas menções de religiosos,posar para foto na defesa de tese e até receber prêmios da CNBB (Congregação Nacional dos Bispos do Brasil), como vemos também em seu currículo.
Nada contra a Igreja tentar colocar seu posicionamento na questão e usar cientistas que apóiem sua visão, desde que este apoio seja às claras e eles sejam cientistas de verdade!

Seja lá como for o estrago, se houve, já está feito. Quarta-feira a lei será votada e será definitiva sua decisão.
Está aí a importância de se transpor o conhecimento científico para os não cientistas. Afinal muitos deles são jornalistas ou importantes tomadores de decisão, e eles têm uma influência direta na pesquisa como estamos vendo com o caso das células-tronco.

10 comentários em “Células-tronco: votação, bastidores e conspiração”

  1. O que é pior: Ela "errar" sobre a bolsa fapesp e o pós doutorado na unifesp, ela levantar a bandeira de não usar células troncos, ou o estado e alguns meios de comunicações (dos grandes) darem-lhe ouvidos sem maiores avaliações? O mais engraçado é que ela coloca no Lattes na parte de textos em revista ou jornais o que o estadão "denuncia" o erro em seu currículo... hehe! Ainda bem que ela caiu em descrédito para muitos. O duro é que isso não importa... importa polêmica, polêmica dá audiência, e com audiência se ganha mais com propaganda. E assim, muito provavelmente ela continua com espaço na mídia. Da mesma forma alguns políticos usam dessa fragilidade da população e ganham alguns votinhos a mais.Mas isso não é novidade e tem nome: "irresponsabilidade".Bom divulgar isso, assim a gente fica de olhos abertos.Abs,Fred

  2. E a Unifesp nisso hein? Conceituadíssima, sem dúvida, mas aceitou, para doutorado direto, uma pessoa sem nenhuma colabaração em um artigo publicado.E ainda deu o título de doutora, mesmo sem nenhuma publicação. Queima filme não?

  3. Mais uma vez a imprensa tenta tornar uma questão iminanentemente científca em uma grande batalha entre religião e ciêcia. O que por si só é uma grande equivoco e uma visão simpliesta do problema... Pior que isso foi colocar uma seudo-cientista tanto opiniões sem base alguma apenas pra dar a impressão que a própia comunidade científica esta dividida. A comunidade científica deve e precisa se manifestar contra esse tipo de ação.... ABRAÇOS A TODOS Márcio Almeida

  4. O duro é que agora já foi...Como a maioria da população não sabe nem o que é uma célula (que dirá saber o que é uma célula-tronco), pessoas assim acabam influenciando a opinião de quem não tem fundamentos suficientes pra analisar essa questão com o mínimo de discernimento.Pena...Paula MartinsUNRSP-RC

  5. Pois é gente...A imprensa divulga a batalha do "bem" contra o "mal"... mas peraí, quem e o quê são esse "bem" e esse "mal"?Só posso dizer uma coisa: que essa tal Lilian está "mal", muito mal da foto... isso está.Apesar dela ter atualizado seu currículo Lattes ontem (por que será?), continuam aparecendo coisas interessantes, como a publicação em submissão desde 2006 e que nunca sai e a única publicação na revistra do conselho de biomedicina (mas que raio de publicação é essa?). Ainda, entre as pérolas encontradas no Lattes dela continuamos vendo o bem apontado texto publicado em jornal: "Opositora do uso de embrião erra curiculo. Folha de São Paulo, São Paulo, p. A18 - A18, 05 jul. 2007"; engraçado, acho que ela está meio sem noção, eu teria vergonha de uma matéria dessas apontar meu nome...Alguém percebeu que ela não constuma muito apresentar trabalhos científicos em congressos? Por que será?Bom, se a situação está nesse pé, talvez nos reste acender uma vela e rezar pro santo nos ajudar...

  6. Mandei a olink do seu, do meu e do post do Dario Ferreira pro Bom dia Brasil, mandaram uma resposta automática ontem avisando que o mail foi encaminhado para os editores...

  7. Cara, Isso é mais sério do que eu tava imaginando...Pelo que entendi e se isso for verdade, fizeram os telecpectadores de bobo...Que lástima!

  8. Rafaaaa...to aqui de novo, me informando... heheheheheh...infelizmente, a maioria da população não acessam sites esclarecedores, no máx um orkut (nada contra, tb acesso... hehehe)e acabam engolindo informações transmitidas pelas emissoras, sejam elas verdadeiras ou não....owww... li nos comentários q alguém enviou seu site e o do diário para o jornal da globo, quero saber se deu alguma coisa!é isso, aí Rafa... da-lhe informação correta!!beijos

  9. Raphel, Obrigado por citar meu texto em seu blog. Espero que contribua para que o prestígio dessa impostora não comprometa o julgamento do STF.Espero ainda, sinceramente que o STF varra definitivamente esse obscurantismo "católico" de nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *