A lista dos cinco números


Um desafio se faz presente por meio do blog 1001 gatos de Schrödinger. Uma lista de 5 coisas. Que coisas? Coisas quaisquer. Por isto não se assuste, caro leitor, pois esta postagem pode fugir da realidade auto-construida deste blog.
Farei a lista com a essência dos próprios cinco números.
1- Existe um documentário simplesmente sensacional, chama-se “A história do número 1”, e eu nunca tinha dado bola para este detalhe: a importância do número UM. Ele foi o primeiro dos números, a unidade em si. E é o mais em uso hoje em dia, na linguagem binária dos computadores.
2- O lance da dualidade. Muita coisa se classifica entre DUAS categorias. O mundo que é assim mesmo ou o nosso cérebro que enxerga algumas coisas só em preto ou branco, certo ou errado, bem ou mal?
3- Algo que eu sempre achei fantástico: sabe quando você senta num bar e a mesa tem aquele gingado? Fica balançando toda hora? Isso me irrita muito. Como resolver isto de uma vez? Mesas com TRÊS pés! Elas NUNCA ficarão bambas. Quando os estabelecimentos responsáveis irão se tocar?
4- Mão de desenho animado. Por que todo personagem de desenho animado tem apenas QUATRO dedos nas mãos?!
5- Impossível cortar uma pizza em CINCO pedaços idênticos.
ps: na wiki “O número 5 (cinco) é o único número escrito na língua portuguesa que se escreve com o mesmo número de letras que o valor que representa.” Pôxa…

3 comentários em “A lista dos cinco números”

  1. Hahahaa a do desenho eu sei... tipo vi um desenhista.. se naum me engano mauricio de souza... ele disse q temos muito dedos na mao.. e o desenho naum eh proporcional a uma pessoa... entaum naum fica estetico a mao com cinco dedos... tenta desenhar uma mao com cinco dedos... fica realmente parecendo um polvo....

  2. O sistema binário só existe por causa do zero!! se o 1 foi o primeiro número a ser inventado, o Zero foi o último!!! =]parece (leia-se Superinteressante lida há mto tempo!) que os sistemas numéricos das civilizações mais antigas não concebiam a idéia de um número poder representar o vazio ("se um número o representa, já não é vazio" XD), então o zero só foi inventando "mais recentemente" pelos hindus, em seguida entrando na numeração Indo-arábica.p.s. Descobri teu blog tem pouco tempo, mas já gostei! 😛

  3. Sobre Números e assuntos inusitados, talvez o website NumerosPolemicos.com seja de interesse. Abraços, Thomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *