Chá verde: o frio pede, os pesquisadores recomendam


Dica para o inverno que se aproxima: um chá verde bem quentinho todo dia. Afinal, o friozinho pede e os pesquisadores recomendam. Vários estudos sérios vem sendo feitos para testar o que os orientais por muito tempo se gabam de saber.
Por exemplo, parece que o chá verde reduz mortalidade por doenças cardiovasculares; pode reduzir problemas cognitivos; e a substância EGCG presente no chá diminui o crescimento de células de alguns tumores. Recentemente descobriu-se que este EGCG atrapalha a formação de estruturas que causam Parkinson e Alzheimer.
Tudo isto é muito preliminar, por isso nada de trocar a consulta médica e o remédio por uma cerimônia do chá.
Mas tentem fazer isto um dia. Quando estiver bem frio, chegue em casa, tire a roupa do trabalho, faça um chá verde do jeito que deve ser feito (esquente a água atá QUASE ferver; acrescente as folhas,não esse de saquinho que de chá não tem nada, deixando por 5 minutos; coe e sirva). Não ponha açúcar ou adoçante pelo amor de deus! Sinta o calor e o amargor revigorantes. Assim, mesmo se o tal do EGCG não tiver efeito nenhum, pelo menos o efeito placebo desse ritual o fará bem melhor.

Vi na Nature Structural & Molecular Biology

3 comentários em “Chá verde: o frio pede, os pesquisadores recomendam”

  1. pq deixar a água QUASE ferver??... pq não pode ferver?? tem certeza??e rafa, os de saquinhos não funcionam???bjos

  2. Bom, os de saquinho até funcionam...Só tem que encontrar uma marca confiável.E sem contar que agora temos o "Boom" do chá branco, que parece ter efeitos melhores e não tem o gosto amargo do chá verde 😉 Eu tomo chá desde pequena, seja de cidreira, erva doce...E realmente dá uma paz tão boa no final do dia...:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *