Magia e crença no laboratório


Olhando esta imagem aqui em cima eu parei pra pensar se existe magia num laboratório. Não que ela exista, mas as vezes parece existir. Existe no como nós trabalhamos no lab. Muita coisa parte da fé. Nenhum ser humano já viu uma base de DNA, um A,T, C, ou G. Mas temos fitas de DNA desenhadas por todo o lado e trabalhamos com isso. Temos um tubo com DNA, e só o que se vê é a mais pura e clara água. Mas a máquina quantificadora nos diz: esta água contém 200 nanogramas de DNA por mL. Para cortar este DNA usamos enzimas que, pelo catálogo da empresa que a produz, irá cortar a dupla-fita no local exato. Montamos a reação e TCHA-NÂÂÂ… a mesma aguinha “sem nada dentro”. Mas quando adcionamos o reagente certo (brometo de etídio) vemos uma florescência. Algo brilha. É o DNA que prendeu o brometo. Pelo menos é o que me disseram…
Sempre vemos as coisas de forma indireta, pela máquina, pelo brilho, pela reação com outra coisa. Mesmo no dia a dia normal é assim. Mas no lab a coisa fica bem mais evidente. Esse é o “dia a dia”, fazer acontecer sem enxergar, ouvir ou tocar.
Mas a coisa não pode ficar na fé. O pesquisador que não sabe porque o DNA brilha quando adiciona-se o reagente brometo, esta sendo crente no protocolo. Acaba agindo cegamente. Tem acontecido muito hoje em dia. As pessoas que entram no lab não questionam o “porquê das coisas funcionarem assim”. Querem um kit pronto e acabou.
Isso pode indicar duas coisas preocupantes: falta de curiosidade e/ou falta de pensamento crítico. Sendo que nenhuma delas pode faltar num pesquisador, justamente por serem as PRINCIPAIS características de um cientista.

10 comentários em “Magia e crença no laboratório”

  1. Isso é a mais pura verdade, quando tzvz fazendo iniciação cientifica lembro q perguntava o porque de tudo... um dia perguntei... pq tem q por na centrifuga na primeira extração e naum nas outras... ai a menina q tava me ensinando foi perguntar para outro cara na oiutra bancada.. q tbm naum soube responder... putz.... ai ela me disse.. bom, jah existe um artigo e um protocolo q diz q eh assim q se extrai frutano... entaum vc soh tem q seguir... se vc quiser mudar.. ai só se vc tiver a necessidade de fazer um outro experimento que necessite de uma mudança... Putz... mas como vou saber se no futuro eu tenho q mudar o procedimento se nem sei para q serve esse?!? o.O

  2. Quando eu trabalhava no laboratório de alimentos da universidade, meus colegas façam medições, seguindo o protocolo, e só se interessavam pelos números. Eu achava isso péssimo, parecia um curso de estatística e não de engenharia química. A professora responsável até sabia o que era que tudo representava (estava preparando o segundo PhD), mas nenhum dos técnicos ou alunos, por mais tempo que estivessem lá, pareciam entender os processos...

  3. eu acho que existe sim ,
    xuxa fez seu filme: XUXA E OS DUENDES [porque diz ela que VIU um duende e se ela realmente viu um duende .. tá ai ! a prova de que magia existe gente .. ah seilá ...
    mais eu preciso da ajuda de um adulto..
    Poxa eu tenho exatamente 14 anos e cada vez que vejo os filmes de harry potter saio da tv chorando,porqe eu nao sei se existe e se existe eu estou desposta a fazer qualquer coisa para ve_lá .
    eu não durmo mais .. só vivo chorando ..
    ás vezes acordo anoite e fico na janela pensando ..
    a minha mae pergunta oq está acontecendo comigo que mudei tanto .. mas eu nem sei respoder ela .. eu falo qe to com vontade de chorar ..
    Mais eu sinto que aqui não é o meu lugar .. que eu deveria estar em um outr5o lugar .. um lugar que eu realmente me encaixe ..
    eu nem tento falar pros meus amigos o que sinto,porque sei que vao rir de min, ... mais eu preciso saber se existe mesmo um outro lado do mundo .. o lado que existe magia mesmo. eu to muito nervosa..nem estudo direito . fico me perguntando e nao paro de pesquisar na internet. mais nem sei mais oq fazer porque cada um tem uma resposta ..
    existe sim
    existe naum ..
    mais acho que voces parecem sabem mais .. tem chanses de existir um oitro lado do mundo ????
    me respondam por favor eu to precisando muito de ajuda mais que qualquer um acho ..

  4. Oi, eu estou igual a você Isabela ..
    Só que eu estou chorando de mais e estou muito triste. preciso tambem de uma ajuda de verdade ..
    Eu des de pequena acredito em tudo que tem magia no meio.e ninguem sabe me responder ...
    Eu daria TUDO ou trocaria QUALQUER COISA pra conheçer um outro lado do mundo ..
    a minha bisavó dizia que existe um oitro lado do mundo é só saber exatamente como procurar ..
    _SABE eu to cansada de viver numa vida que não tem aVENTURA qe é tao sem graça eu quero é encontrar o outro lado do mundo e esqueçer do resto apenas viver .. eu tenho 15 aNOS .. e se alguem souber como me responder pesso que por favor responda-me por ema-il Obrigado !!
    sempre soube que magia existe e a cada vez que vejo os filmes de harry potter acabo de ver chorando . Porqe eu quero entrar nesse filme .. um dia quase enlouqueci sabe ..
    em apenas 1 dia eu ví os filmes ..
    'Harry potter e a ordem da fenix
    'as cronicas de narnia
    'as cronicas de spiderwick
    'peter pan
    'a lenda do tesouro perdido
    'viagem ao centro da terra
    'harry potter e a pedra folosofal
    'harry potter e a camera secreta
    quando acabei de ver-los já eram 9:39
    eu fui logo dormir porque estava com sono mais ai,eu não consegui dormir, ai eu levante com um negocio na garganta .. uma vontade grandona de chora .. não sei porqe,
    mais eu senti uma vontade loka de gritar .......
    eu to tao confusa agora ..
    e nem sei porque que eu estou asim .. várias vezes procurei ajuda .. mais ninguem sabe me responder .. e na internet tá bem complicadoo ..
    mais espera que algum de vocês 'cientistas' possam resolver o meu problema e o da isabela ..
    envie para o meu ema-il ''msn'' a resposta porfavor !!
    Obrigado ..

  5. Acalmem-se mulheres. Vou dizer algo q vcs devem ter ouvido muito mas é a pura verdade: ISTO PASSA!
    Sério. Mas o que acontece com a gente nessa fase da adolescência forma muito da nossa personalidade futura. Se vcs procuram ajuda na internet começaram errado, espero que saibam disso.
    Foi com 15 anos q comecei a ler muito. Comecei com Agatha Christie e fui para coisas mais interessantes como Voltaire. Isso me trouxe muito sentido a vida.
    Pode não existir magia, ou um outro mundo. Mas pra que buscar um outro mundo quando o nosso já tem tanta coisa interessante? Por isso sou cientista. Para descobrir o q ninguem tinha visto antes.
    Harry potter é bem legal (prefiro Senhor dos Aneis, heheh) mas saber como o seu dna e o seu ambiente fizeram a gente ser o q a gente é, pensar como a gente pensa, isso nao é uma pergunta que pode dar sentido para a vida de alguem?
    Descobrir que a gente nao sabe nada desse mundo dá uma vontade imensa de saber de tudo, entender tudo, fazer de tudo q ainda nao fiz. Acaba q eu nao tenho tempo para outros mundos ou para magia. principalmente enquanto nao me provarem q ela exista.
    E acreditem, ninguem nunca provou que ela existe. Mas afinal, quem precisa dela?

  6. Parece que todos sentem a mesma coisa, Não quero viver aqui, parece que me tiraram do meu lugar, e me trouxeram para esse mundo frio, estranho e sem sentido. Todas as vezes que vejo esses filmes também morro de vontade de estar lá, de ser o Grande Bruxo Harry Potter em Hogwarts, O grande rei Pedro em Nárnia, O dragão de Eragon ou o Jess de A ponte para terabitía. Viver aventuras, lutar com o meu reino encantado, aprender e viver dias inesqueciveis. Não vejo a felicidade ao viver a triste e previsível vida na Terra, mas manteremos a calma, nós acreditamos, somos diferentes, e se acreditarmos até o fim, seremos nós os escolhidos. Afinal cremos sem ver. Quem sabe o reino dos céus não seja esse fantástico mundo encantado que buscamos na nossa vida. O meu conselho: Viva a vida agora e nunca perca a esperança de encontrar esses maravilhosos lugares, Se você cree é possível, talvez não hoje, não amanhã, mas na vida eterna!

  7. Thiago.. realmente .. achei alguem que pensa igual a min.. sempre achei que fosse bem impossivel.. eu sempre tive muita curiosidade de saber se existe outro lado do mundo..um mundo onde exista magia..sempre quis saber..
    Eu ja repidi e ano de tanto que fiquei desisperada.. Ñunca tentei falar pra ninguem .. mais uma coisa que eu reparei é que são poucas as pessoas que acreditam de verdade na magia.. tenho 16 anos e nunca perdi a fé .. e por mais que tente me distrais..sempre vem alguma coisa qe me faz lembrar da magia..e volta a tristeza.
    Acho qe este caso poderia aparecer na Tv..

  8. Raphael .. talvez tenha razão..Obrigado por dizer isso.
    Mais só tem um problema.. isso parece que não sai mais da minha cabeça.. eu fico estudando,e faço muitas coisas que me distraem mais chega uma hora que volta para minha cabeça..e começa a me deprimir de novo..
    Como posso viver assim ??
    Eu tambem não estudo direito.
    Ja repiti de ano.
    Parece que isto virou um peso que não sai mais..
    Eu acredito que não sou a única que estou assim.. Talvez não aqui.. Mais parece que tem gente assim tambem ..
    Eu só queria saber como tirar isso da minha cabeça.. como me distrair Já tentei e quase nunca consigo ..
    É tanta duvida..Tantos Sonhos..
    Acho que só voces cientistas sabem os melhores conselhos pra me dar..Obrigado...........

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *