Fonte inesgotável de sangue a partir de células-tronco.

Notícia do New York Times: Cientistas usaram células-tronco embrionárias para produzir sangue – isto pode eventualmente levar à produção contínua de sangue O negativo, que é um tipo sanguineo difícil de achar e o mais versátil para uso pelos médicos.

O que o pesquisador Robert Lanza fez foi usar células-tronco de embriões e cultivá-los com um coquetel de drogas para forças as células a se transformarem em células produtoras de sangue. Se as células fonte forem A, as células sanguíneas serão A. Assim, querendo sangue O seria só usar como fonte células de embriões O.

E parece que a possibilidade de produção é grande, segundo Lanza.

O bom desta terapia é que a célula sanguínea não tem núcleo e só dura 4 messes em funcionamento em nosso corpo. Assim, os riscos para as pessoas que possam vir a receber estas células é menor.

É possível fazer este tipo de transformação celular usando a técnica nova que desdiferencia as células adultas. O que acabaria com o uso das polêmicas células embrionárias.

Como sempre se faz com pesquisas muito recentes, segue aqui o aviso de “VAMOS COM CALMA”. Parece bom, mas temos que esperar pesquisas que testem estas células de sangue em animais e depois em humanos. E isto vai levar um tempo.

Um comentário em “Fonte inesgotável de sangue a partir de células-tronco.”